Publicidade:

domingo, 31 de janeiro de 2010

Poderosa IPA

Saboreada minunciosamente a cada gole no dia 30/01/2010 às 20:55.


Mais uma obra-prima da produção nacional. A campeã do concurso nacional de cervejas artesanais 2008 na categoria Indian Pale Ale (IPA), é uma criação do engenheiro agrônomo Edigyl Pupo. Entusiasta com pouca data na fabricação de cervejas , começou  a fazê-las de forma inusitada quando  sofreu um acidente e teve que passar três meses sem andar. Dedicou seu tempo em casa à nova empreitada e em menos de dois anos faturou um prêmio de grande relevância nacional.

O tipo Indian Pale Ale vem da período imperial britânico, que na expansão para a Índia enviava cervejas com maior quantidade de lúpulo e álcool para sobreviverem às longas viagens. Estes ingredientes prolongam a durabilidade da bebida.

É uma bela cerveja. Turva e de coloração marrom. O aroma é forte e complexo, mais lúpulo, malte e um pouco cítrico. O sabor é muito forte e se mostra rapidamente por toda a boca. É amargo com um leve doce no final. Como uma boa IPA, seu sabor fica por muito tempo, pricipalmente o delicioso sabor amadeirado. É um sabor muito marcante.

Os mestres gastronômicos indicam harmonização com alimentos de sabor igualmente pronunciado como salmão, pato, carne assada, pizza calabresa, etc.


Poderosa IPA
Origem: Brasil - Paraná
Família: Ale
Tipo: Indian Pale Ale
Graduação Alcoólica: 5,5% vol
Temperatura ideal para consumo: 5 - 7 ºc
Site oficial: não possui.
Onde encontrar: Cervejaria da Vila e Armazém da Serra - Curitiba
Preço Médio: R$ 16,00 - 500ml


5 comentários:

  1. Putz, deu água na boca!!!! :-)

    Gi

    ResponderExcluir
  2. Ja provei ..e gostosa mas n o meu gosto e ela n casa com certos tipos de aperitivos .. Pra quem gosta de cerveja forte e uma boa pedida

    ResponderExcluir
  3. Realmente é um sabor diferenciado.

    ResponderExcluir

Adicionar novo comentário: