Publicidade:

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Devassa Ruiva

Desculpem-me, mas hoje digitarei de copo cheio. Sim, são 19h e a ruiva está gelada ao meu lado. Enquanto aguardo sua temperatura chegar à ideal, entre 4 e 6 ºc, comentarei  sobre esta devassa.

Ela é uma Pale Ale. "Pale" é a família das cervejas e cor clara, significa "palha" ou cor semelhante a de palha. "Ale" é o gênero das cervejas de alta fermentação, são produzidas em temperaturas altas e as leveduras se deslocam para parte superior no final do processo. É uma das mais antigas formas de produção de cerveja, resulta em sabores e aromas mais complexos e  bem distante das populares "Lagers",  que são a grande maioria na produção nacional, estas são bem mais atenuadas, mais suaves e sem personalidade, assim criando um falso estigma em nosso país de que "cerveja é tudo igual".   
A Devassa Ruiva levou pela primeira vez a cervejaria carioca a um prêmio internacional, ela recebeu medalha de bronze na categoria British Style Pale Ale do Australian International Beer Awards 2009. 

Como se vê, de tímida ela não tem nada e se diz:  tudo o que as outras cervejas gostariam de ser, mas morrem de vergonha!

No copo ela já se mostra linda, atrai pela cor, quente, acobreada. O aroma propõe um tom agradável de malte adocicado e um leve amadeirado, este também pronunciado no sabor. É uma Pale Ale bem original, bem difícil de se comparar com, por exemplo, a Pale Ale igualmente nacional da Eisenbahn, que atrai mais os sabores frutados e especiarias.

Dentre as Devassas tem sido a minha favorita, é fácil de beber, equilibrada, leve amargor e média doçura, retrogosto curto que incentiva você a "empurrar" mais um gole para dentro.


Enfim, o único arrependimento que tive foi o de ter apenas uma na geladeira e ter que terminar este post com o copo vazio.

Devassa Ruiva

Origem: RJ - Brasil
Família: Ale (Pale)
Teor alcoólico: 4,8% vol
Temperatura ideal: 4º - 6º
Valor médio: R$4,00 355 ml.




2 comentários:

  1. Ótima postagem! Essa também é minha preferida dentre as Devassas... Realmente prefiro as ruivas, têm mais personalidade e são mais encorpadas!
    Mil beijos!
    Sucesso!
    Quelccy

    ResponderExcluir

Adicionar novo comentário: