Publicidade:

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Tiquira - Aguardente Maranhense: origem, fabricação e lendas.


Foto: Ana.
A Tiquira é uma aguardente típica do Maranhão, ela é considerada por alguns como a unica bebida genuinamente brasileira, pois diferente da cachaça que tem como matéria prima a cana (que foi trazida trazida ao Brasil), ela é feita a partir da sacarificação e fermentação da MANDIOCA que é nativa de nossas terras, mas ambas usam o processo de destilação trazido pelos colonizadores. 

Sua origem é dada nas tribos indígenas locais que utilizavam a bebida em festejos e rituais, mas, sabe-se que o  processo de destilação só chegou em nossas terras com os europeus, assim, permitindo apenas a existência de  alguma bebida usando a mesma matéria e  processo apenas semelhante. 

Hoje ela é produzida em diversos municípios do Estado, o maior produtor é o povoado de Mamede, em Barreirinhas, que ainda a fabrica da forma original: incolor. Posteriormente alguns produtores adicionaram folhas de tanja durante o processo  de destilação, dando uma cor lilás que tende a clarear com o tempo, mas, também é comum encontrá-la em uma cor vívida de violeta (azul-arroxeado) devido a adição de Cristal Violeta, um corante com propriedades anti sépticas e não permite alterações significativas na cor.   



Segundo o escritor Gonçalves Lima, a palavra Tiquira é originária da palavra Tupi Tikira que significa líquido que goteja, que pinga do alambique. Teria a sua origem entre os índios da Amazônia, tendo sido adotoda pelos habitantes do Maranhão como a sua bebida típica. Entre as bebidas destiladas da mandioca, apenas a Tiquira tem legislação específica.
Fonte: folder promocional da Tiquira do Lençóis – Sebrae/MA -2006



Como é Feita:

A fabricação tem início com a limpeza e retirada da parte tóxica da raiz, isso mesmo, a mandioca é uma "versão" venenosa da conhecida Macaxeira. Ela é prensada e colocada sobre uma chapa aquecida em forma  de bolos com 30cm de diâmetro, conhecidos como "beijus", até ter a parte interna ser cozida.

 Após o resfriamento à temperatura ambiente, os beijus ficam expostos ao ar  por até duas semanas onde ocorre a proliferação espontânea dos esporos dos fungos do ambiente(início da fermentação). É criada sobre os beijus uma flora de micélios, de cor rosada, nesta etapa ocorre a sacarificação. Em seguida ela é posta em um cocho (tronco de árvore com escavado) sobreposto com água. Em 24h pode-se encontrar uma massa de pouca resistência e xaroposa, deve ser mexida e posta para descanso por mais dois dias concluindo o processo de fermentação alcoólica, onde ocorre a transformação dos açúcares fermentescíveis do caldo em álcool, pela ação das leveduras que se desenvolvem no próprio ambiente da produção. Ela atinge de 38° a 54° GL.

Após esta etapa o mosto é destilado em alambiques de barro ou de cobre, ao fim de todo o processo resultam 15 a 20 litros de extrato concentrado, que fornece matéria para até 100 litros do produto final.

Cuidado com ela:

A Tiquira é bebida para poucos, possui teor alcoólico bastante elevado, tem sabor ácido e levemente adocicado. Aos menos acostumados com bebidas quentes, esta vai descer fervendo! 

Conta-se no Maranhão uma lenda que não se deve tomar banho ou sequer molhar os pés após beber esta pinga, sob risco de forte mal estar e até a morte! O mais antigos sempre contam algumas estórias trágicas sobre o fato.  Eu preferi não arriscar, se você quiser testar volte aqui para me contar, caso não volte, eu já sei a resposta...



  

16 comentários:

  1. experimentei e fiquei muito surpreso com a tiquira, pois a qual experimentei tinha leve aroma floral. Vou pesquisar sobre a tal planta (tanja).
    È uma pena saber que o processo atual (industrial) use violeta genciana...

    ResponderExcluir
  2. Tanja é michirica ou tangerina. heheh

    ResponderExcluir
  3. Tenho um colega, que na época morava em axixá-Ma, tomou com os colegas um litro da tiquira,dizendo que era só conversa dos colegas a respeito de depois de beber que nao era legal tomar banho ou lavar os pes. Até ai beleza.Na ida para casa ele tomou um chuvisco de chuva, e não se lembrou como chegou em casa, depois os amigos contaram que ele foi levado nos braços pois não dava conta de andar, caiu e não se levantou.Disse que nunca mais tomava aquela cachaça.

    ResponderExcluir
  4. Luiz Carlos Becker Pinho30 de maio de 2012 às 19:15

    Já tive o prazer de saborear Tiquira, a canha feita de mandioca em Bacabal, no MA, em 1977!!!!!!! Essa lenda já existia!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, há várias décadas! Que legal!

    ResponderExcluir
  6. EM 2011,NÃO ACREDITANDO NA LENDA,TOMEI MEIO LITRO DA "DANADA" E EM SEGUIDA PULEI NA PISCINA........NÃO ME LEMBRO MAIS DE NADA....ACORDEI NO OUTRO DIA!!!KKK
    MAS,O DETALHE É QUE ELA NÃO DEIXA DE RESSACA....

    ResponderExcluir
  7. Não molhe a cabeça depois de tomar Tiquira, isso não é lenda e eu sou a prova viva. Mesmo depois de horas após tomar umas duas doses e almoçar, fui tomar banho. Tive amnésia total. Ao acordar pela manhã, a única lembrança é a de ter ido tomar banho no dia anterior. Não apaguei, continuei agindo normalmente conforme testemunhas, mas não me lembro de absolutamente nada.

    Por isso a advertência. São Luis é cidade de praia e se você entrar no mar depois de tomar Tiquira, você pode morrer afogado.

    Isso não é lenda!

    ResponderExcluir
  8. estou precisando adquirir uma garrafa desta bebida, alguem sabe onde a consigo para entregar em Goiania- Goiás?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FARMACIA DO AMBROSIO EM IMPERATRIZ DO MARANHÃO

      Excluir
  9. Entre em contato por nunesfelipe@live.com

    ResponderExcluir
  10. hahaha Tiquiira ! Lá da miinha terra ...
    Estou no Rio de Janeiro, estou indo em setembro no MA, quem quiser fazer encomendas kkkk ...

    ResponderExcluir
  11. Tomei 3 doses da Tiquiras as 14:00 hrs e fui para a piscina... acordei as 23:00 e não sei como fui parar na cama....

    ResponderExcluir
  12. Tomei 3 doses da Tiquira as 14:00 hrs e fui para a piscina... acordei as 23:00 hrs e nem sei como fui parar na cama!!! Lenda confirmada!!!

    ResponderExcluir
  13. TOMEI DUS DOSES DE TIQUIRA E FIQUEI DE PILEQUE

    ResponderExcluir

Adicionar novo comentário: