Publicidade:

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Baden Baden - Red Ale


Apreciada no Empório Alto de Pinheiros, na cidade de São Paulo em 03/12/2009 às 19:47.

Fico mais feliz em ser brasileiro quando começo a falar sobre empresas como a Baden Baden. Fundada em 1999 em Campos do Jordão, com o objetivo de alavancar o Brasil no The Craft Beer Renaissance, movimento mundial em busca cervejas diferenciadas e puras, ela é pioneira em nosso país na fabricação de artesanais da família "Ale" (cerveja de trigo de alta fermentação), e "bock" durante o ano todo. Também é a primeira cerveja nacional gourmet ou gastronômica e através da dedicada produção artesanal, a utilização de materiais selecionados como a pura água de Campos do Jordão e o fino toque de seus mestres-cervejeiros, fazem desta micro-cervejaria um ícone na criação destas maravilhas etílicas.


A Baden Red Ale, é uma Barley-Wine Beer ou Vinho de Cevada, como é chamada por seus apreciadores mais íntimos, não por sair de vinícolas ou ter sabor semelhante ao vinho, muito pelo contrário, o família Ale é das mais antigas e era muito comum sua produção em monastérios que se localizavam em regiões impróprias para o cultivo de uva. Entretanto, as características marcantes do Vinho de Cevada são a presença elevada de álcool 9,2% e o fator tempo como variante de seu sabor, sendo este o grande diferencial.

Ao despejá-la gentilmente na tulipa, percebi uma boa formação de espuma, densa e cremosa , de cor marrom claro e boa duração. Sua coloração exposta contra a luz é das mais belas: avermelhada e de tom escuro. No copo, uma obra de arte capaz de fazer salivar o mais exigente dos cervejeiros.


Seu aroma é um excelente cartão de visitas. Supus inicialmente ter sentido malte torrado, caramelo e álcool, os quais se confirmaram claramente no sabor. Ela é forte! Bastante forte, mas bem equilibrada, sabor complexo e de muita personalidade, do jeito que eu gosto. Passei-a cuidadosamente por todos os cantos da língua e tive muitas reações diferentes. É impressionante como ela reage com amargo, doce, leve ardor. Degustar essa bebida é como um quente diálogo. O amargor é predominante, dura até o fim do gole e é contrabalanceado pelo caramelo e as necessárias leveduras.

Devido sua "força", não tem um drinkability tão fluente, pede goles espaçados e possui retrogosto muito durador e agradável. Se esta for sua última pedida, passará horas relembrando o prazer de degustá-la.

No rótulo indica-se a harmonização com carnes vernelhas, caça e porco.

Hoje a Baden Baden pertence ao Grupo Schincariol, mas mantém rigorosamente seu preciosismo na fabricação. Sua produção está em torno de 120.000 litros mensais.


BADEN BADEN RED ALE

Origem: Brasil
Família: Ale (Red)
Tipo: Barley Wine
Teor alcoólico: 9,20% vol
Temperatura ideal: 5º - 7º
Valor médio: R$6,00  310 ml.

Site: http://www.badenbaden.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adicionar novo comentário: