Publicidade:

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Superior Tribunal de Justiça decide que Kronenbier tem álcool.


A primeira cerveja com baixo teor  alcoólico lançada no Brasil foi em 1991, pela Companhia Antártica Paulista e se chamava Kronenbier, alguns anos depois outras 11 cervejarias como Schincariol e Bavária também desenvolveram as suas cervejas sem álcool. 

Na verdade não existe cerveja sem álcool. Todas as cervejas sem álcool possuem uma pequena quantidade de álcool que não é necessário ser mencionado no rótulo do produto. A cerveja Kronenbier “sem álcool” tem na sua composição um índice entre 0,30 a 0,37g/100g da substância. 



Na manhã da quinta-feira 01/04/2011 o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que a cerveja Kronenbier não poderá mais ser comercializada com a descrição “sem álcool” em seu rótulo, mesmo que a bebida tenha menos 0,5% de álcool na composição, valor referencial estabelecido por lei para a classificação das bebidas como alcoólicas ou não. 


O tribunal gaúcho considerou que o consumo da cerveja poderia ser danoso para pessoas proibidas de ingerir a substância.


O desembargador  Vasco D. Giustina constatou que não informar a presença de álcool na composição da bebida desrespeita o direito do consumidor à informação clara e adequada.  A afirmação da ausência de álcool induz o consumidor ao erro, levando-o a consumir uma substância que julgava inexistente na composição do produto, podendo causar sérios danos à saúde.

Algumas cervejas "sem álcool" apresentam em sua descrição o valor de 0,0% de álcool, alegando assim não conter nem doses mínimas da substância.


Outras cervejas que levam a descrição "sem álcool":
  • CRYSTAL SEM ÁLCOOL 
  • NOVA SCHIN SEM ÁLCOOL
  • BAVARIA SEM ÁLCOOL 
  • ITAIPAVA SEM ÁLCOOL 

4 comentários:

  1. Sou alcoolatra e por tanto ja bebi algumas dessas cervejas que dizem nao ter alcool.Resolvi vir pesquisar porque uma amiga me disse que conheceu um ex dependente quimico que recaiu por ter ingerido cerveja sem alcool,discordei dela porque nao poderia imaginar que isso pudesse acontecer.E qual esta sendo meu espanto ao ler essa materia.Que indiguinaçao.

    ResponderExcluir
  2. Ao menos a citada propaganda enganosa terá fim, e com certeza vai evitar que mais pessoas consumam substâncias indesejáveis sem saber. Obrigado pelo seu depoimento.

    ResponderExcluir
  3. QUE FALTA DE RESPEITO AO CONSUMIDOR!!!! Não é possível!!!! Porque não vem marcado, como outros produtos como o leite, por exemplo (baixa lactose), baixo teor alcóolico? Meus pais e alguns amigos tomam remédios que PROÍBEM a ingestão de bebidas alcóolicas. Fiz aniversário e deia a eles desta cerveja e vejam que um dos amigos passou muito mal!!!! Confiei na informação da embalagem! Estamos falando de algo muito importante e não brincadeirinhas! Isso não é Crime?

    ResponderExcluir
  4. Acabo de saber que, no meu aniversário, há 2 meses atrás, oferecí a meus pais e a amigos que usam medicamentos fortes e estão proibidos da ingestão de álcool uma cerveja COM álcool!! Em sua embalagem consta SEM ÁLCOOL! Isso não é crime? Trata-se de uma informação de EXTREMA importância. Vim saber do teor alcóolico contido nesta cerveja que se diz SEM ÁLCOOL, por uma amiga, porque um deles passou mal! A minha pergunta continua: isso não é crime?
    Eu nunca acreditei em produtos diet, light, 0% açúcar entre outros e as pessoas me dizem que sou muito crítica. Vejam que coisa!!! Fico feliz se esta e outras marcas de propaganda ENGANOSA NESTA PROPORÇÃO E IMPORTÂNCIA, SAÍREM DO MERCADO!!!

    ResponderExcluir

Adicionar novo comentário: