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quinta-feira, 10 de maio de 2012

ZZ Top estréia música em fodástico comercial de cerveja!

O ZZ TOP debutou seu novo single “I’ve Got To Get Paid” para um grupo de admirados compradores de cerveja em um novo comercial online da marca JEREMIAH WEED. É a primeira prévia oficial de material do tão aguardado novo álbum da banda.
No show aparentemente não-armado, luzes de palco e uma batida de bateria saindo de uma geladeira aparentemente normal de cerveja atraem vários clientes a abrir o refrigerador, revelando o ZZ TOP em toda sua glória barbada, tocando a nova música como se estivessem num estádio lotado.
Nós só conseguimos ouvir 90 segundos da nova faixa, mas parece bem bluesy, com Billy Gibbons tocando slide com uma lata de cerveja e mandando “25 lighters on my dresser / Yessir” e seu parceiro de longa data, Dusty Hill terminando a frase com “You know I’ve got to get paid.”
Não se sabe ainda quando ouviremos a música nova na íntegra, ou saberemos mais do álbum, ou quando ele sairá, ou mesmo se o ZZ Top volta ao Brasil para divulgá-lo.

Fonte: Whiphash

Foto do dia: Hoegaarden Witbier

     A beleza está no conteúdo e nos detalhes.
     Foto: Talita Liegyne.

Degustação: Bernard Amber

A Cervejaria Bernard foi fundada em 1916, na pequena cidade de Humpolec, República Tcheca. Após uma forte crise, foi privatizada e revitalizada 1991 e hoje é comercializada em 26 países. 

Seu diferencial, além das garrafas especiais com mecanismo de abertura Flip Top, está em sua produção, que passa por um processo de microfiltragem que substitui a pasteurização e a refermentação na garrafa. Seu malte é produzido na própria cervejaria e o lúpulo utilizado é Tcheco. 

Características: 

Aparência: cor âmbar escuro, boa formação de creme e média duração.

Aroma: malte torrado, caramelo, adocicado, de média soltura. 

Sabor: caramelo, malte torrado, corpo médio, textura fina (lisa), final semi seco e com lúpulo afável.


Percepções Pessoais:

Abrir este tipo de garrafa é sempre um espetáculo, tão prazeroso quanto estourar uma garrafa de champanhe, além do som semelhante. No copo ela é pouco translúcida, com creme abundante, mas bastante aerado, perdendo em duração. O aroma é de média preminência e traz notas adocicadas de malte, tostado, caramelo e sementes. Seu sabor se apresenta de forma inicialmente homogenia, acrescentando mais notas de caramelo, castanha. Seu corpo é médio e a textura do líquido se mostra bem lisa. O final tem mais presença de lúpulo, mesmo que suave, semi seco e retrogosto equilibrado de malte tostado, caramelo e lúpulo.

É uma cerveja equilibrada, com boa drinkability, acompanha bem massas com molhos à bolonhesa como espaguetes e lasanha, assim como carnes leves como peru e frango assados. Nota por estilo: 7,5.


Prêmios:

3rd position - 2011, Czech Republic - Jihlava, Beer Friends Union
 2nd position - 2011, Czech Republic - Žatec, Žatecká Dočesná
 3rd position - 2011, Czech Republic - Tábor, The Golden Beer Seal
 2nd position - 2009, Czech Republic - Prague, Beer Friends Union
 3rd position - 2009, Czech Republic - České Budějovice, The Beer of the Czech Republic
 3rd position - 2008, Czech Republic - Žatec, Žatecká Dočesná
 2nd position - 2008, Czech Republic - České Budějovice, The Beer of the Czech Republic
 Silver medal - 2008, Australia - Melbourne, The Australian International Beer Awards
 Gold medal - 2007, USA - Chicago, World Beer Championships
 3rd position - 2005, Czech Republic - Náchod, Beer Friends Union
 3rd position - 2004, Czech Republic - Černá Hora, Beer Friends Union
 3rd position - 2004, Czech Republic - Žatec, Žatecká Dočesná
 2nd position - 2003, Czech Republic - Prague, Beer Friends Union
 3rd position - 2003, Czech Republic - Žatec, Žatecká Dočesná
 1st position - 1997, Czech Republic - Olomouc, Olima



Informações Adicionais:

Origem: República Tcheca.
Família: Lager.
Tipo: Amber Lager.
Graduação Alcoólica: 4,7%
Temperatura ideal: 5 a 8º C.
Site: www.bernard.cz
Copo:  Lager, caldereta, taça.
Preço médio: R$ 15,00 - 500ml
Onde comprar em São Luis: Empório Santa Cruz

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Lei de pureza da cerveja pode se tornar patrimônio imaterial da humanidade


A lei alemã da pureza da cerveja de 1516 pode ser incluída na lista do patrimônio imaterial da humanidade da UNESCO, informa a agência Itar-Tass.

Os adversários deste projeto chamam-no de “profanação” e “puritanismo cervejeiro”. Entre os argumentos, eles destacam três que são os mais importantes: primeiro, a lei de 1516, chamadaReinheitsgebot, ou seja, “regulamento de pureza”, foi implementada para ajudar as padarias, que podiam monopolizar o trigo. Segundo, a lei visava o controle dos preços, que, conforme a ela, seriam hoje menos de 1 centavo. E por fim, a Reinheitsgebot limita a variedade das cervejas mundiais e regionais, excluindo por exemplo o ale britânico ou cerveja japonesa feita de arroz.

Seja como for, a cerveja permanece no primeiro lugar das bebidas alcoólicas no mundo, e é a terceira bebida em ordem geral, cedendo somente à água e ao chá. O líder mundial do consumo da cerveja é a República Checa, com 158 litros por ano per capita. O segundo lugar é ocupado pela Irlanda, com 130 litros, e a Alemanha fica com o “bronze” (107,2 litros, segundo dados publicados no relatório do Ministério da Defesa dos direitos do consumidor, alimentação e agricultura). Na Rússia, o consumo é de 77 litros per capita, segundo dados de 2010. Conforme o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja, em 2004 no Brasil foram consumidos 47,6 litros per capita.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Foto do dia: Bamberg Munchen

Bamberg Munchen - Rua do Giz - São Luís / MA

Charlie Sheen faz comercial de cerveja sem álcool

Em um teste de sobriedade, o ator Charlie Sheen é protagonista da campanha publicitária da cerveja holandesa Bavaria.  


No comercial, o ator sai da clínica de reabilitação prometendo não beber mais, mas basta dirigir por alguns metros para ver pessoas bebendo cerveja em todos os lugares...

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Degustação: Eggenberg Urbock 23º


Mais uma degustação de cervejas da Eggenberg, a dama austríaca da vez é uma exuberante Doppel Bock. Mais clara que o habitual para o estilo, ela se rotula de "Pale Double Bock", ou seja uma Double Bock de coloração mais "pálida". Com 9,6% de álcool em sua composição e um processo de maturação que pode durar até 9 meses, ela carrega uma forte tradição e é produzida no Castelo Eggenberg desde 1681. 

Características:

Aparência: Coloração dourada, levemente acobreada, creme farto e denso, de boa duração.

Aroma: Malte, frutado cítrico, lúpulo e álcool.

Sabor: adocicada, corpo médio, carbonatação baixa, leve amargor final, pequena adstringência.

Percepções pessoais:

A degustação do dia iniciou com uma esplêndida apresentação. Com sua coloração brilhante e límpida, foi coberta por um colarinho bastante cremoso e de boa duração. Seu aroma evidencia notas adocicadas, frutas cristalizadas, lúpulo e álcool. O sabor segue sem surpresas o aroma, com álcool equilibrado, trazendo calor e sensações picantes ao sabor. O final traz leve amargor, acompanhado de pequena adstringência. É uma cerveja saborosa, com carbonatação baixa e não apresenta "desafios" ao degustador, tendo equilíbrio em todo seu conteúdo. Nota: 7,75.

Informações adicionais:

Origem: Áustria.
Família: Lager.
Tipo: Doppelbock.
Graduação Alcoólica: 9,6%
Temperatura ideal: 6º a 8º C
Site: 
http://www.eggenberg.at
Volume: 330ml



segunda-feira, 9 de abril de 2012

Cervejaria japonesa cria espuma que conserva temperatura da cerveja por mais tempo:


É de conhecimento dos amantes das boas cervejas que o 'colarinho' tem muitas utilidades, dentre elas a de conservar a temperatura. A Kirin, que recentemente comprou a Schincariol, anunciou uma invenção que pode mudar o jeito de beber cerveja no mundo inteiro, principalmente nos países de clima quente. Preocupados em manter a cerveja sempre gelada, os japoneses inventaram a “Ichiban Shibori Frozen Draft”, uma espuma espessa e congelada que mantém a temperatura da bebida no copo. 

Para fazer a cobertura “frozen”, a empresa utiliza dois barris diferentes: um com cerveja em temperatura normal e outro com a bebida congelada a -5ºC. Na hora de servir, basta reservar espaço no copo para a espuma e preenchê-lo com a bebida congelada. Graças a essa “cobertura”, a bebida permanece gelada por até uma hora e meia. 


Veja o vídeo promocional:

Foto do dia: Trappistes Rocherfot 10

São Luís - MA, Centro Histórico.

domingo, 8 de abril de 2012

Degustação: Baden Baden Stout: Cerveja de Páscoa!

Páscoa = cerveja + chocolate? Por aqui sim! 

A Cervejaria Baden Baden é das mais tradicionais cervejarias ("de verdade") brasileiras, vencedora de vários prêmios internacionais de qualidade e pioneira em vários quesitos, sua apresentação foi feita neste POST, mas desta vez a saboreada foi a Stout. 

Este estilo é uma subdivisão do Porter, apresentando-se normalmente um pouco mais amargo e seco que o primeiro. A Baden Stout é uma especialização deste sub estilo, nomeada de Foreign Extra Stout, por apresentar mais intensidade em sua coloração e sabor.

Cerveja Goumert?

A Baden Baden tem o mérito  do pioneirismo na difusão da gastronomia e cervejas especiais e nesta degustação tive a oportunidade de presenciar uma das mais perfeitas combinações  gastronomincas: CERVEJA e CHOCOLATE! 

A harmonização é a arte de combinar sabores, e através destas combinações, alcançar  desde sutis realces até paladares absolutamente surpreendentes. Dentre as combinações possíveis   , existe a que se dá por antagonismo de sabores, doce e amargo por exemplo, ou por semelhança, sendo estes os segredos da combinação de cervejas escuras amargas com bolos, doces e chocolates amargos, etc, mas esta harmonização não pára aí, notas de café e malte torrados acrescentam uma diversidade de sabores que deixam as palavras escassas para tão ampla descrição.

Características básicas:

Aparência: coloração extra escura, creme bastante volumoso e de extensa duração.

Aroma: chocolate amargo, café, nozes, maltes torrados.

Sabor: início doce com amargor progressivo, maltes torrados, caramelo, lúpulo. Encorpada, alta carbonatação, seca e leve adstringência no final.


Percepções pessoais:

Cerveja ainda no copo e vários chocolates ao redor, nada melhor que um post de degustação em tempo real, com os sabores vívidos e em desenvolvimento. No copo ela esbanjou um soberbo creme, de coloração amarronzada e forte densidade e duração. Os aromas se desprenderam facilmente e fizeram uma boa apresentação do líquido, com bastante malte torrado, café e chocolate. No sabor, acrescentou-se lúpulo, caramelo e álcool bem inserido. Ela tem bastante corpo e carbonatação elevada, padrão para o estilo. O final é médio/seco e amargo, deixando ótima sensação. A drinkability é boa, mas segue a proposta de cerveja gourmet, então será mais adequadamente indicada para harmonizações. 

Informações adicionais:

Origem: Brasil
Família: Ale (dark Ale)
Tipo:  Foreign Extra Stout 
Teor alcoólico: 7,5% vol
Temperatura ideal: 8º - 12º
Copo ideal: Pint, taça,caldereta.
Valor médio: R$16,00  600 ml.

segunda-feira, 26 de março de 2012

South Beer Cup 2012: Wäls leva o título de 'Cervejaria do Ano':

Aconteceu no último fim de semana, a disputa por medalhas no The Great South Beer Cup, a copa sulamericana de cervejas, que ocorreu durante a quarta edição do Festival Brasileiro da Cerveja de Blumenau (SC). Concorreram 220 cervejas de 20 estilos, inscritas por 70 microcervejarias do Brasil, Argentina, Chile e Uruguai. 

As cervejas são avaliadas por um júri formado por 23 experts no assunto, entre someliers, produtores e membros do Beer Judge Certification Program (BJCP) – programa para formação e certificação de juízes de concursos cervejeiros – do Brasil, Estados Unidos, Chile e Argentina.


O The Great South Beer Cup ocorreu pela primeira vez no Brasil e tem o objetivo de difundir as melhores cervejas da região; premiar as cervejas exemplares com medalhas de bronze, prata e ouro; e expandir o conhecimento de estilos da bebida.

Em sua segunda edição, novamente uma cervejaria brasileira levou o título de 'melhor cervejaria do ano' conquistando três medalhas  de ouro, a grande vencedora foi a cervejaria de Minas Gerais, Wäls. Melhor do que isso só a muito numerosa quantidade de medalhas conquistadas por cervejarias brasileiras nos estilos listados.


                                 Vejo o resultado do concurso: 




Nem só de comemoração do crescimento do mercado de cervejas Premium aconteceu o Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau (SC). Na tarde desta sexta-feira (23), os microcervejeiros realizaram um manifesto em frente ao Setor 1 do Parque Vila Germânica, onde o evento acontece. A reivindicação é pela redução da carga tributária para cervejas artesanais, que gira em torno de 60%. No local, os manifestantes assinaram a Carta de Blumenau, que registra os argumentos do protesto e será enviada para veículos de comunicação e representantes políticos de todo País.


Trecho da Carta:


"Estamos quase fechando uma década do renascimento das cervejas artesanais no Brasil, contando hoje com mais de 200 microcervejarias em todo nosso país.


A microcervejaria cria um emprego para cada 2.500lts de cerveja produzido, enquanto as mega cervejarias criam um emprego a cada 400.000lts produzidos, ou seja, a cervejarias artesanais empregam 160 vezes mais.


Conceder beneficio fiscal ao setor microcervejeiro não significa incentivar o consumo de bebida alcoólica, pois as microcervejarias não estimulam a ingestão de quantidade e sim de qualidade. Nosso produto é para um público seleto, que reconhece a qualidade, que alia a cerveja à gastronomia, ou ao simples prazer de tomar uma boa cerveja, não sendo vendido para tomar em grande quantidade."

Fonte: www.festivaldacerveja.com

quarta-feira, 21 de março de 2012

Foto do dia: "rendas" na tulipa.

Quem bebe bem vive melhor.

MP quer fim de demarcação da Ambev nos cascos "litrão"

O Ministério Público Federal (MPF) quer o fim das demarcações nas garrafas de um litro de cerveja da Ambev, popularmente conhecidas como "litrões". Para o MPF, a diferenciação nos cascos é anticoncorrencial. A prática da AmBev, que detém quase 70% do mercado de cervejas, dificultaria a troca de garrafas vazias de cerveja (as de 1l), segundo o procurador Luiz Augusto Santos. O procurador encaminhou um parecer ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), mas ainda não há prazo para que a entidade avalie o caso.

Na opinião do procurador, a demarcação das garrafas "litrão" aumenta os custos de produção de cerveja, dificulta a entrada de novos concorrentes e fideliza consumidores e pontos de venda. Para Luiz Augusto, não há justificativas "pró competitivas" nessa diferenciação. Em sua defesa, a AmBev argumentou que a garrafa "litrão" não pretende substituir a de 600ml e que não geraria maiores custos de armazenamento.

O parecer foi motivado por uma denúncia da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), que acusa a AmBev de "abuso de posição dominante" - ou seja, aproveitar-se da sua posição no mercado para adotar práticas que fidelizem ainda mais clientes e impeçam outras concorrentes de entrar no mercado. A Abrabe condena a demarcação "litrão" como marca exclusiva da AmBev, o que, segundo a entidade, impede o compartilhamento dos cascos vazios com outras empresas.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Ambev afirmou que "o parecer não é conclusivo. Tanto a SDE (Secretaria de Direito Econômico) quanto a Pro-Cade (Procuradoria do Cade) já emitiram parecer favorável à Ambev para o mesmo assunto."

Por LUCIANA COBUCCI
Fonte: Terra.

terça-feira, 20 de março de 2012

Como beber cerveja sem derramar:

Quando você está numa balada, querendo dançar e ao mesmo tempo tomar aquela gelada, mas nunca conseguiu chegar até o final do copo porque é impossível dançar sem ser esbarrado por alguém e não derramar nenhuma gota do líquido sagrado, AQUI VAI A SOLUÇÃO:

Degustação: 3 Lobos Pele Vermelha

A garrafinha da vez, é mais uma produção da cervejaria artesanal pioneira no Estado de Minas Gerais, que hoje, já é um dos polos de produção de cervejas especiais do Brasil. A Pele Vermelha é uma das quatro cervejas da série "American Extreme", lançada pela cervejaria em parceria com o cervejeiro Paulo Schiavetto, demonstrando clara influência da 'escola' norte americana, mas sempre deixando a marca nacional em seus produtos, com ingredientes nativos de nossa terra, como rapas de laranja e capim limão. 


Características básicas:


Aparência: coloração âmbar/avermelhada, vívida, pouco translúcida, creme farto, de média consistência e duração.

Aroma: médio pronunciamento, equilibrado, malte, lúpulo, herbal, cítrico e caramelo.


Sabor: maltes, amargor presente, mas equilibrado. Álcool aparente, média carbonatação, final seco e amargo, um pouco adstringente.


Percepções pessoais:


A apresentação desta cerveja começa por um fabuloso rótulo que sem dúvida ficaria bem em um bela moldura. As cervejas especiais não só encantam pela fabulosa experiência sensorial, mas pelas 'vestimentas' que fazem jus ao conteúdo. É cultura e arte, unidos a prazerosos momentos de socialização ou até, introspecção, como preferir. No copo, o reluzente líquido avermelhado foi sobreposto por um creme abundante,  com duração eficiente. O aroma, não resplandeceu como o esperado para o estilo, entretanto fez uma boa apresentação do sabor, trazendo de forma equilibrada notas de maltes, lúpulos herbais e tons cítricos, remetendo à laranja e abacaxi. Ao primeiro gole, ela apresenta o dulçor dos maltes, seguido pelo lúpulo e os fortes sabores cítricos, aqui, mais próximo de abacaxi. O álcool se faz presente, até um pouco mais do que o necessário,  ou talvez, a presença não tão marcante do lúpulo o deixou mais evidente. O corpo é médio e traz boa refrescância. O final é levemente seco e adstringente, deixando um amargor agradável.  Sem dúvida é uma boa IPA, com personalidade e características próprias, mais uma vez as micro cervejarias brasileiras fazendo ótimos produtos. Nota: 8,0.

Informações adicionais:


Origem: Brasil.
Família: Ale.
Tipo: 
American Indian Pale Ale.
Graduação Alcoólica: 6,9%
IBU: 53
Temperatura ideal: 8 a  12º C.
Site: http://cervejariabacker.com.br
Copo ideal:  Caldereta.
Preço médio: R$11,00 - 355ml

sábado, 17 de março de 2012

St. Patrick's day - Receita de Cerveja Verde

Você quer comemorar o St. Patrick's day com uma grande caneca de cerveja verde?

Ingredientes


1 Caneca de cerveja de 500 ml
1 Dose de Curaçau Blue
Cerveja clara (não usar cerveja escura! )

Modo de Preparo

Refrigere as canecas de 500ml depois adicione primeiramente o Curaçau Blue na caneca depois a cerveja.
Lembrando que a cor da bebida poderá variar de acordo com a quantidade de Curaçau ou de cerveja adicionado,  portanto se quiser uma cerveja com a cor verde bem forte adicione mais Curaçau e menos  cerveja.
Há também uma outra maneira de fazer a bebida substituindo o Curaçau Blue pelo Corante Alimentar Verde. Basta adicionar algumas gotas do corante na caneca e depois a cerveja.

Abaixo segue um vídeo com o preparo da cerveja:

quinta-feira, 8 de março de 2012

Parabéns Mulheres!

Parabéns a todas as mulheres e especialmente, àquelas que nos acompanham em todos os momentos.
Talita
Trilha: The Police - Every Breath You Take

quarta-feira, 7 de março de 2012

A Arte da Bebida em Fotos Microscópicas

          Belgian Lambic

A BevShots tem um laboratório com bar aberto de vários cocktails e vinhos. Mas não se engane: daqui, não pode sair embriagado. As bebidas alcoólicas servem um fim completamente diferente. Usando um microscópio e uma máquina fotográfica, o resultado desta happy hour são imagens coloridas das moléculas das nossas bebidas preferidas.

                            Dry Martini
Os amantes do bom vinho, cocktails e vida nocturna têm agora um novo website onde podem encontrar um elemento de decoração à medida para a sala de estar. Corria o ano de 1992 quando o cientista Michael Davidson teve uma ideia original para angariar fundos para o laboratório da Florida State University. Depois de 25 anos a trabalhar com a lente do microscópio, Davidson descobriu que podia comercializar as fotografias das moléculas de ADN, de bioquímicos e de vitaminas. Ao apresentar a ideia a várias empresas interessadas, surgiu-lhe a especialização que faltava para tornar a oportunidade num negócio lucrativo.
English Pure Brewed Lager
Assim surgiu a Molecular ExpressionsTM Cocktail Collection que, como o nome indica, reune um conjunto de fotografias das moléculas de várias bebidas alcoólicas - desde vinho a vários tipos de cocktails. Hoje, as imagens microscópicas com cores psicodélicas fazem sucesso no mundo da arte e são vendidas no website BevShots, sob o lema "arte destilada".
Champagne
Para se chegar ao resultado destas fotografias, é necessário primeiro cristalizar a bebida numa lâmina do microscópio, colhendo algumas gotas. Depois, espera-se que elas sequem e, usando uma máquina fotográfica incorporada num microscópio, a luz passa pelo cristal da lâmina, criando as cores que podemos ver nas imagens. Um trabalho que requer alguma técnica e paciência, já que só a secagem pode demorar até quatro semanas e o processo completo até três meses.

Mexican Light Lager



Piña Colada

Japanese Dry Lager



Publicado por Diana Guerra em http://obiousmag.org


segunda-feira, 5 de março de 2012

Degustação: Radeberger Pilsner


 A Radeberger Brewery  foi a primeira cervejaria alemã  a produzir exclusivamente o estilo German Pilsener, notoriamente pela proximidade da cidade natal Radeberg, na Alemanha oriental, à República Tcheca. 


Sua fundação é datada em 1872 e  sua história se confunde com a de sua pátria mãe. Foi a cerveja preferida do Príncipe  Otto von Bismarck e exaltada por toda a côrte de Sajonia.

Características:

Aparência: Cor dourada, clara, pouco translúcida,  com creme farto e durador.

Aroma: lúpulo floral, fermento, cereais e malte.

Sabor: Lúpulo, cereais, fermento, bom amargor, rápido dulçor, seca. Corpo médio, refrescante. Alta carbonatação e final amargo.


Percepções pessoais:

 
Esta alemã vem 'vestida' em um belo rótulo que apresenta suas condecorações. No copo apresentou uma brilhante cor dourada, bem clara, quase amarela. Com creme volumoso, deixou marcas no pilsner e durou satisfatoriamente. Seu aroma é sutil e traz os elementos equilibrados, com destaque para o floral, malte e cereais. Ao primeiro gole ela surpreende, com amargor acima da média do estilo e menos malte, ela eleva o diálogo a um tom mais forte, ainda bem descontraído e refrescante. A carbonatação é abundante, corpo médio, seca, mas nada de entraves, com ela você terá algo muito mais redondo que o Fenômeno! O final é de média duração, amargo, delicioso. Acredito que não preciso mais falar em drinkability.

É um pilsener alemã com muita personalidade e facilmente pode ser posta com acima da média dentre as mais tradicionais do estilo. Nota: 8,5.

Informações adicionais:


Origem: Alemanha.
Família: Lager.
Tipo: German Pilnsener
Graduação Alcoólica: 4,8%

Temperatura ideal: 0º a 4º C
Copo: Pilsner.
Volume: 500ml
Site:  www.radeberger.de 
Preço: R$18,00.
Custo benefício: Regular.
Onde comprar: Lojas especializadas e supermercados.