Aconteceu no último fim de semana, a disputa por medalhas no The Great South Beer Cup, a copa sulamericana de cervejas, que ocorreu durante a quarta edição do Festival Brasileiro da Cerveja de Blumenau (SC). Concorreram 220 cervejas de 20 estilos, inscritas por 70 microcervejarias do Brasil, Argentina, Chile e Uruguai.
As cervejas são avaliadas por um júri formado por 23 experts no assunto, entre someliers, produtores e membros do Beer Judge Certification Program (BJCP) – programa para formação e certificação de juízes de concursos cervejeiros – do Brasil, Estados Unidos, Chile e Argentina.
O The Great South Beer Cup ocorreu pela primeira vez no Brasil e tem o objetivo de difundir as melhores cervejas da região; premiar as cervejas exemplares com medalhas de bronze, prata e ouro; e expandir o conhecimento de estilos da bebida.
Em sua segunda edição, novamente uma cervejaria brasileira levou o título de 'melhor cervejaria do ano' conquistando três medalhas de ouro, a grande vencedora foi a cervejaria de Minas Gerais, Wäls. Melhor do que isso só a muito numerosa quantidade de medalhas conquistadas por cervejarias brasileiras nos estilos listados.
Vejo o resultado do concurso:
Nem só de comemoração do crescimento do mercado de cervejas Premium aconteceu o Festival Brasileiro da Cerveja, em Blumenau (SC). Na tarde desta sexta-feira (23), os microcervejeiros realizaram um manifesto em frente ao Setor 1 do Parque Vila Germânica, onde o evento acontece. A reivindicação é pela redução da carga tributária para cervejas artesanais, que gira em torno de 60%. No local, os manifestantes assinaram a Carta de Blumenau, que registra os argumentos do protesto e será enviada para veículos de comunicação e representantes políticos de todo País.
Trecho da Carta:
"Estamos quase fechando uma década do renascimento das cervejas artesanais no Brasil, contando hoje com mais de 200 microcervejarias em todo nosso país.
A microcervejaria cria um emprego para cada 2.500lts de cerveja produzido, enquanto as mega cervejarias criam um emprego a cada 400.000lts produzidos, ou seja, a cervejarias artesanais empregam 160 vezes mais.
Conceder beneficio fiscal ao setor microcervejeiro não significa incentivar o consumo de bebida alcoólica, pois as microcervejarias não estimulam a ingestão de quantidade e sim de qualidade. Nosso produto é para um público seleto, que reconhece a qualidade, que alia a cerveja à gastronomia, ou ao simples prazer de tomar uma boa cerveja, não sendo vendido para tomar em grande quantidade."
Fonte: www.festivaldacerveja.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Adicionar novo comentário: