Publicidade:

domingo, 8 de abril de 2012

Degustação: Baden Baden Stout: Cerveja de Páscoa!

Páscoa = cerveja + chocolate? Por aqui sim! 

A Cervejaria Baden Baden é das mais tradicionais cervejarias ("de verdade") brasileiras, vencedora de vários prêmios internacionais de qualidade e pioneira em vários quesitos, sua apresentação foi feita neste POST, mas desta vez a saboreada foi a Stout. 

Este estilo é uma subdivisão do Porter, apresentando-se normalmente um pouco mais amargo e seco que o primeiro. A Baden Stout é uma especialização deste sub estilo, nomeada de Foreign Extra Stout, por apresentar mais intensidade em sua coloração e sabor.

Cerveja Goumert?

A Baden Baden tem o mérito  do pioneirismo na difusão da gastronomia e cervejas especiais e nesta degustação tive a oportunidade de presenciar uma das mais perfeitas combinações  gastronomincas: CERVEJA e CHOCOLATE! 

A harmonização é a arte de combinar sabores, e através destas combinações, alcançar  desde sutis realces até paladares absolutamente surpreendentes. Dentre as combinações possíveis   , existe a que se dá por antagonismo de sabores, doce e amargo por exemplo, ou por semelhança, sendo estes os segredos da combinação de cervejas escuras amargas com bolos, doces e chocolates amargos, etc, mas esta harmonização não pára aí, notas de café e malte torrados acrescentam uma diversidade de sabores que deixam as palavras escassas para tão ampla descrição.

Características básicas:

Aparência: coloração extra escura, creme bastante volumoso e de extensa duração.

Aroma: chocolate amargo, café, nozes, maltes torrados.

Sabor: início doce com amargor progressivo, maltes torrados, caramelo, lúpulo. Encorpada, alta carbonatação, seca e leve adstringência no final.


Percepções pessoais:

Cerveja ainda no copo e vários chocolates ao redor, nada melhor que um post de degustação em tempo real, com os sabores vívidos e em desenvolvimento. No copo ela esbanjou um soberbo creme, de coloração amarronzada e forte densidade e duração. Os aromas se desprenderam facilmente e fizeram uma boa apresentação do líquido, com bastante malte torrado, café e chocolate. No sabor, acrescentou-se lúpulo, caramelo e álcool bem inserido. Ela tem bastante corpo e carbonatação elevada, padrão para o estilo. O final é médio/seco e amargo, deixando ótima sensação. A drinkability é boa, mas segue a proposta de cerveja gourmet, então será mais adequadamente indicada para harmonizações. 

Informações adicionais:

Origem: Brasil
Família: Ale (dark Ale)
Tipo:  Foreign Extra Stout 
Teor alcoólico: 7,5% vol
Temperatura ideal: 8º - 12º
Copo ideal: Pint, taça,caldereta.
Valor médio: R$16,00  600 ml.

2 comentários:

  1. Na Cervejaria da Baden em Campos custa R$11,00 a garrafa de 600ml :)

    ResponderExcluir
  2. Maravilha, obrigado pela informação!

    ResponderExcluir

Adicionar novo comentário: