Publicidade:

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Degustação - Eisenbahn Dunkel: Schwarzbier!

Esta cervejaria dispensa apresentações pois é uma das pioneiras nas cervejas especiais brasileiras. A cerveja da vez é Eisenbahn Dunkel, que pode ser degustada na pressão e nas garrafinhas. 

Os estilos de cerveja foram criados para facilitar o consumidor na escolha do produto, fornecendo um perfil e características, já que sabemos que quase infinitas são as opções no mundo das cervejas. Tão verdade, que só de cervejas "escuras" temos mais de 10 estilos e sub tipos, o que causa confusão até no experts do assunto.

A cerveja da vez, traz estampado o tipo Dunkel, mas ela está mais para um tipo similar, as Schwarzbier. Para entender melhor essa diferenciação aqui  vai algumas características dos dois estilos:

Em alemão, Dunkel, significa "escuro". A coloração varia entre o cobre bem fechado até o marrom escuro. Tem característica suave, maltada, com presença maior de caramelo, pouco ou nada de tons de café e torrados, tem bom e denso creme. 

Schwarzbier, que traduz-se "cerveja preta", tem aparência mais escura, com cor variando entre o marrom escuro e o preto fosco. No sabor é mais perceptível tons tostados, de chocolate e café. É normalmente, mais seca  e escura que a Dunkel. 

Características:

Aparência: Líquido de cor preta / avermelhado. Boa formação e  duração do creme. Denso, de cor bege.

Aroma: Malte tostado, café e leve caramelo.

Sabor:   Malte tostado, chocolate, doce, levíssimo amargo. Corpo médio/leve, cabonatação média/baixa. Retrogosto curto, leve amargo e seco. Drinkability boa.


Percepções pessoais:

Ao despejar o conteúdo da garrafinha no copo se formou um bom colarinho e satisfez na duração. O líquido é bem escuro, mas mostra-se avermelhado nas extremidades. O aroma não se pronuncia muito, entretanto não é difícil de ser percebido, traz em primeiro plano malte tostado e café, depois um bem  suave caramelo. Na boca, a textura é lisa, tenra, desliza fácil pela papilas. O after é muito agradável, levemente seco, amargo e maltado para equilibrar. Dura pouco, mas pede mais. Nota 8,0.

Na versão pressão ela se apresenta parecida com a garrafa, levando em conta as vantagens naturais do chope. O que vale ressaltar é que pude botar à prova sua drinkability, enchendo várias vezes o caneco e tendo a certeza que ela pode ser bebida facilmente e em grandes quantidades.

Prêmios Internacionais:
  • Bronze no European Beer Star - 2007
  • Prata no Australia International Beer Awards - 2008
  • Bronze no World Beer Cup - 2008
  • Bronze no European Beer Star - 2008
  • Ouro no European Beer Star - 2009
  • Ouro no Australia International Beer Awards - 2009
Informações Adicionais:

Origem: Brasil.
Família: Lager
Estilo: Schwarzbier
Tipo: Schwarzbier
Graduação Alcoólica: 4,8%
Temperatura ideal: 8 a 12º C
Site: http://www.eisenbahn.com.br
Copo: Caldereta, willybecher, mug.
Preço: R$ 4,90 - 355ml

Comprada: Caves Duvan.
Custo benefício: Bom. 

2 comentários:

  1. Só não entendi a família com sendo belgian strong ale, se é na verdade uma lager, de baixa graduação alcoólica, ainda por cima! O_o

    ResponderExcluir
  2. OPs! Desatenção do digitador, eu peguei o do post da Urthel como referência e esqueci de mudar o estilo = ) Muito obrigado pela correção!

    ResponderExcluir

Adicionar novo comentário: