Publicidade:

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Foto do dia: Delirium Nocturnum

Não há nada que não possa ficar melhor.

As melhores cervejas e cervejarias de 2013 nos EUA:

A revista da associação de cervejeiros caseiros norte americanos, Zymurgy, divulga a lista dos melhores em 2013, confira:

Melhores cervejas:
("T" significa empate)

1. Russian River Pliny the Elder
2. Bell's Two Hearted Ale
3. Dogfish Head 90 Minute IPA
4. Bell's Hopslam Ale
5. Ballast Point Sculpin IPA
6. Founders Breakfast Stout
7. Arrogant Bastard Ale
8. Sierra Nevada Ruthless Rye IPA
T9. Lagunitas Sucks
T9. Sierra Nevada Celebration Ale
T9. Stone Ruination IPA
T12. North Coast Old Rasputin
T12. Sierra Nevada Torpedo Extra IPA
T12. Stone Enjoy By IPA
15. Sierra Nevada Pale Ale
16. The Alchemist Heady Topper
T17. Firestone Walker Double Jack
T17. Founders Kentucky Breakfast Stout
19. Oskar Blues Dale's Pale Ale
20. Firestone Walker Wookey Jack

Melhores Cervejarias:

1. Stone Brewing Co., Escondido, Calif.
2. Russian River Brewing Company, Santa Rosa, Calif.
3. Sierra Nevada Brewing Company, Chico, Calif.
4. Dogfish Head Craft Brewery, Milton, Del.
5. Bell's Brewery, Kalamazoo, Mich.
6. Firestone Walker Brewing Company, Paso Robles, Calif.
7. Founders Brewing Company, Grand Rapids, Mich.
8. Lagunitas Brewing Company, Petaluma, Calif.
9. New Belgium Brewing Company, Fort Collins, Colo.
10. Deschutes Brewery, Bend, Ore.

Melhores Cervejas Importadas:

T1. Orval (Belgium)
T1. Saison Dupont (Belgium)
3. Guinness Draught (Ireland)
T4. Rodenbach Grand Cru (Belgium)
T4. Unibroue La Fin du Monde (Canada)
6. St. Bernardust Abt 12 (Belgium)
7. Duchesse De Bourgogne (Belgium)
T8. Samuel Smith's Oatmeal Stout (England)
T8. Chimay Grande Reserve/Blue Label (Belgium)
T10. Duvel (Belgium)
T10. Cantillon Gueuze (Belgium)

Veja a lista completa aqui.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Degustação: Adnams Ghost Ship - Lúpulos Fantasmagóricos

Em 1345, na Inglaterra, o grupo que hoje abrange uma grande rede de pubs, hotéis, vinícola, destilaria, cervejaria, entre outros, teve seu primeiro registro de produção de cerveja, quando a Sra. Johanna de Corby,  e outras 17 "Alewives" (assim eram chamadas as mulheres que produziam cerveja) foram acusadas de transgredir o "Assize of Bread and Ale",  lei inglesa  de  1266, que disciplinava o padrão para o pão e para as bebidas alcoólicas. 


Ghost Ship, é uma cerveja bastante lupulada inspirada no "assombrado" Adnams Pub, "The Bell". Com mais de 600 anos de fundação, ele fica na aldeia assombrada chamada de "Walberswick", onde existem muitos navios antigos de contrabando afundados e, reza a lenda, que nas noites de inverno podem ser ouvidos os sinos na torre da igreja.

Sua composição traz citra, maltes Pale Ale, Rye Cristal e Cara e uma variedades de lúpulos americanos.


Características:

Aparência: Creme branco, média formação, consistente e de boa duração. Líquido âmbar, levemente turvo e pouco translúcido.

Aroma: Lúpulos  florais e frutas cítricas, malte. Expansivo.

Sabor: Lúpulos florais, maltes densos, limão, lima, casca de laranja, especiarias, média/baixa carbonatação, corpo médio, textura lisa. Final marcante, quase seco. Excelente drinkability.

Percepções Pessoais:

Esta cerveja mostra personalidade desdo o rótulo, com uma bela arte de um navio fantasma e se auto intitulando de "Pale Ale Fantasmagórica". No copo não há decepção, ela esbanja uma bela colora
ção âmbar/dourado, levemente turva. Seu creme, bastante claro, tem média formação e boa duração. Ao olfato ela é fascinante, extremamente perfumada, apresenta uma ótima combinação de maltes e lúpulos. Aqui pode-se perceber lúpulos florais, frutas cítricas, malte e cereais, é difícil mantê-la longe da boca por muito tempo. Ao primeiro gole, ela é amarga e complexa, apesar da boa dose de maltes o amargor é predominante, sempre com o frescor característico dos lúpulos americanos. Seu sabor traz algo baste próximo à Toranja (Fruta cítrica híbrida), bastante lúpulo, cereais e ao fundo, especiarias. Depois do impacto inicial, ela se torna viciante. O ponto forte da Ghost Ship é o equilíbrio na combinação, amargor, dulçor, frescor e  drinkability.  O final é quase seco, deixando ótimos resquiços de lúpulo e malte nas papilas por bastante tempo. Sem dúvida, esta já está entre as minha English Pale Ales favoritas. Nota 9,0.
Informações adicionais:

Origem: Reino Unido.
Família: Ale.
Tipo: English Pale Ale.
Graduação Alcoólica: 4,5%
Temperatura ideal: 5º a 7º C.
Site: http://adnams.co.uk
Volume: 500ml
Copo: Pint.

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Brasil Brau - XI Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja

A Brasil Brau - Feira Internacional de Tecnologia em Cerveja já se firmou não só como o maior evento profissional da indústria cervejeira no país, mas também como um encontro imperdível para todo o setor. A cada edição, o público pode conferir as novidades apresentadas pelos expositores de equipamentos, insumos e acessórios para o setor, além de provar os lançamentos das microcervejarias que participaram do Degusta Beer.

Degusta Beer:

Evento que acontece em paralelo a Brasil Brau, o Degusta Beer é um ambiente criado especialmente para a degustação orientada de cerveja. É o espaço ideal para cervejarias e microcervejarias divulgarem seus produtos e marcas especiais para um público especializado - desde os amantes das cervejas especiais até o mestre-cervejeiros, técnicos e proprietários de bares e hotéis.

Informações Gerais:

Data: 25 a 27 de junho de 2013
Horário: 13h às 20h
Informações Fagga | GL exhibitions: (21) 3035-3100
Local: Transamerica Expo Center
Avenida Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387
Santo Amaro - CEP 04757-020
Acesso pela Av. das Nações Unidas (Marginal Pinheiros), Ponte Transamerica

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Cerveja inspirada em "Jornada nas Estrelas":


Criada pela empresa canadense DeLancey Direct Incorporated, com licenciamento da rede de televisão CBS/Paramount, a Vulcan Ale é uma cerveja inspirada no universo da série de TV "Star Trek" ("Jornada nas Estrelas", no Brasil).


Segundo o UOL, Vulcan, ou Vulcano, é o nome de um planeta fictício da saga, lar do Spock, oficial de ciências e primeiro oficial do Capitão Kirk, da série original. 

A cerveja é do tipo Irish Red Ale e com teor alcoólico de 5,4%. Até o ano que vem, ela deverá estar à venda em todo o Canadá. Não há informações se a cerveja de 355 ml será exportada para outros países.

Fonte: www.uol.com.br

Degustação: Wälls EAP, uma homenagem aos 5 anos do empório.

A homenagem de umas das melhores cervejarias a um dos melhores bares do Brasil, não poderia sair nada menos que especial:

"A Wäls EAP foi criada especialmente para a comemoração de 5 anos do incrível Empório Alto dos Pinheiros. A receita é uma Special Lager muito bem elaborada e produzida com a utilização de 4 diferentes tipos de malte de cevada. A seleção de maltes, projeta a coloração exuberante de um dourado profundo com textura aveludada e sabores do grão de cevada em evidência. Utilizamos 4 diferentes lúpulos para equilibrar a nossa receita, que tem o amargor de 30,5 IBU´se ainda fizemos o triplo Dry hopping utilizando o lúpulo especial ZEUS. Rico em óleos essenciais, o Zeus deixou na cerveja, um buquê incrivelmente fascinante e toques herbais complexos , refrescantes e picantes. A cerveja tem 5,0% de álcool. "

Características:

Aparência: Creme bege, média formação e boa duração. Líquido dourado/ambar, límpido e translúcido.
Aroma: Lúpulos herbais e florais, malte, cítrico, frutado. Marcante.
Sabor: Lúpulo herbáceo, maltes densos, cítrico, castanhas, pinho, textura levemente resinosa, alta carbonatação. Final marcante, equilibrando. Excelente drinkability.

Percepções Pessoais:

A Wäls EAP é uma lager de coloração forte, com o líquido dourado escuro, translúcido e límpido. O creme bege, formou-se em tamanho mediano, com boa duração. Seu sabor tem início com lúpulos herbáceo e boa dose de maltes, que resulta em um composto com leve dominância do amargor, sem exageros. Além, temos sabores frutados cítricos, leve tostado, castanhas e cereais. A carbonatação é média/alta. O final tem boa complexidade e longa duração, criando um fino equilíbrio que resulta em uma cerveja marcante e com excelente drinkability. Nota 8,0.



Informações adicionais:

Origem: Brasil.
Família: Lager.
Tipo: Extra Lager / Special Lager.
Graduação Alcoólica: 5%
IBU: 30
Temperatura ideal: 2º a 5º C.
Site: http://www.wals.com.br
Volume: 600ml
Copo: Caldereta, Lager.
Preço: R$ 17,00

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Foto dia: Começou o fim de semana!

Foto: Felipe Nunes

Kaiser Bock 2013 já está disponível:

A Kaiser lança neste mês de junho a safra 2013 da Kaiser Bock, que será comercializada  nas regiões sul, sudeste e centro-oeste do Brasil, nas versões lata, long neck e garrafa 600 ml. Criada em 1993, a cerveja puro malte tem ingredientes importados da Europa e é vendida apenas uma vez ao ano, durante as estações de clima mais frio. O rótulo também é bastante requisitado por consumidores que apreciam cervejas mais encorpadas e com sabores marcantes, uma vez que é fermentada com três tipos distintos de malte: Munique Viena, Cristal e Pilsen.

Fonte: http://www.ultimoinstante.com.br

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Degustação: Alhambra Reserva 1925


Fundada na Espanha, em 1925, pelos mestres cervejeiros Carlos Bouvard e Antonio Knörr,  a La Alhambra S.A começou sua produção com uma cerveja tipo Munich, posteriormente expandindo sua produção. A Reserva 1925 foi lançada em 1997, logo se tornando um sucesso em vendas e marca de referência para a empresa. Sua garrafa, modelo antigo, é inspirada no primeiro modelo criado pela cervejaria.
1ª Garrafa

Aparência: cor dourada/amarela, límpida. Creme marfim, bastante aerado, média duração.

Aroma: maltado, leve lúpulo, álcool.

Sabor: doce predominante, leve frutado, leve amargor, lúpulo em segundo plano,  álcool bem inserido, final suave e aquecido.

Percepções pessoais:

Seu estilo é bastante híbrido, pois aproxima-se das Pale Lagers mais forte, das Imperial Lagers e das Lagers Premium, sendo esta última a minha escolha. A garrafa é chamativa, já no copo, não traz uma boa primeira impressão, assemelhando-se às lagers tradicionais. Sua cor vai do amarelo palha até o dourado mais claro, o creme tem duração média para o estilo, e tem textura esponjosa. O aroma apresenta bem o líquido, com boa presença de malte, leve presença de lúpulo floral, frutado e álcool. No paladar, ela é torna doce, com o amargor remoto. O álcool aparece, mas não desequilibra. A carbonatação é média/alta, refrescante, e ao final, um toque leve de tostado. Tem drinkability média. 

É uma cerveja agradável, com certo equilíbrio. Uma boa opção de lager premium. 

Informações adicionais:

Origem: Espanha.
Família: Lager.
Tipo: Premium Lager.
Graduação Alcoólica: 6.4%
Extrato Primitivo: 15%
Temperatura ideal: 4º a 6º C.
Site: http://www.cervezasalhambra.es
Volume: 330ml
Copo: Lager, Taça, Caldereta.
Preço: de R$ 3,99 a R$10,00.