Publicidade:

terça-feira, 30 de março de 2010

A Arte de Degustar Cachaça





Degustar uma boa cachaça é uma arte que deve ser praticada por puro prazer e com moderação.

Diz a sabedoria popular que, se conselho fosse bom, seria vendido e não dado. Então, em vez de conselho, vamos dar a seguir apenas umas dicas para quem aprecia uma boa cachaça e quer tirar o máximo de proveito na degustação.

Quando se toma uma cachaça, é preciso observar a ‘agressividade’, a acidez, o sabor alcoólico inicial e residual. A doçura também deve ser observada: é positiva se ela for resultante dos compostos doces do próprio produto e do método de armazenamento (quando também recebe açúcares provenientes da madeira na qual a cachaça é armazenada). É negativa quando é resultante da adição de sacarose. Muitas vezes, o açúcar mascara sabores ruins.

- Uma boa cachaça é límpida, transparente e sem resíduos. O degustador também avalia a aparência da bebida e não só o seu sabor. Em seguida, ele a cheira: o aroma deve ser agradável e dar vontade de continuar cheirando – além de despertar a vontade de saboreá-la.
O aroma da cachaça não pode agredir o olfato. Bebidas que exalam cheiro desagradável ou que o odor chega a irritar os olhos podem ser associadas principalmente à falta de higiene em sua fabricação. Cachaças de qualidade apresentam aroma frutado e adocicado. 

- Sua acidez é comprovada nas laterais da língua e o paladar adocicado na ponta da língua. No céu da boca pode-se identificar a presença excessiva de cobre. A cachaça deve ser colocada e mantida na boca por alguns segundos. Não deve apresentar gosto de álcool e, acima de tudo, não deve dar vontade do degustador cuspir, ato muito comum quando se ingere bebidas de má qualidade. Ao ser engolida a cachaça esta deve descer bem, ou “redonda” como dizem os adeptos da bebida, sem “queimar”.

- A boa cachaça deixa no copo uma oleosidade que escorre lentamente. É por isso que o cálice deve ser liso, transparente e de boca larga. A bebida queima agradavelmente na boca, “descendo bem suave”.

- O degustador de cachaça, quando a coloca em contato com a língua por alguns segundos, sabe definir o paladar: adocicado, ácido, amargo ou salgado.

- No processo de degustação de várias cachaças de gradação alcoólica diferentes é importante tomar água mineral gasosa e comer pedaços de pão puro.

- Para degustar uma dose, o ‘cachaçólogo’ demora de 15 a 20 minutos. Um coquetel e uma batida requerem de 20 a 30 minutos.

A boa cachaça


Uma boa cachaça, geralmente, tem aroma suave. Alguns degustadores costumam agitar a garrafa para verificar a quantidade de bolhas que se formam. Quanto maior o número de bolhas, melhor a qualidade da bebida.

- A busca pela qualidade começa no preparo do solo. O processo requer a escolha correta do terreno, um bom preparo do solo e a seleção criteriosa da variedade da cana. O plantio precisa ocorrer na época correta, assim como a colheita. A moagem, extração da sacarose, fermentação e destilação são igualmente importantes.


- A cachaça de qualidade precisa ficar armazenada por, no mínimo, dois anos numa boa madeira. Se ficar acima de oito anos, vira produto nobre e ganha status.

Harmonização com pratos


- É uma tendência degustar cachaça com pratos que com ela ‘combinam’. No entanto, o gosto popular mostra que os melhores acompanhamentos são o torresmo e a pururuca.

- Sabe-se também que a cachaça é um ótimo digestivo, sendo assim, pode ser degustada antes das refeições, como aperitivo, e depois delas, para colaborar na digestão.

- As bebidas podem ser combinadas tanto por contraste quanto por aproximação, mas o que prevalece é o elemento predominante de cada prato, como o tempero ou molho.

- As cachaças, por exemplo, podem ser entendidas por meio da combinação de cores: por serem neutras e realçarem o sabor da comida, as brancas, harmonizam melhor com comidas fortes, como carnes; já as envelhecidas, combinam melhor com pratos suaves como peixes.

Fonte: http://www.alambiquedacachaca.com.br

2 comentários:

  1. Boa tarde. Essas dicas também servem para cachaça de fruta,como a de banana por exemplo?

    ResponderExcluir
  2. Bom dia! As cachaças de fruta normalmente são de dois tipos: com as frutas na turais ou apenas com a essência. Com frutas naturais possuem tempo de validade reduzido e apresentam a coloração turva, são melhor consumidas frescas, pois realça o sabor da mistura. As com essência, são uma forma de atenuar o sabor e agradar a paladares que não são acostumados às bebidas quentes. A maioria delas são produtos standard, ou seja, vendidos em larga escala e não utilizam os melhores métodos para o preparo.

    ResponderExcluir

Adicionar novo comentário: