Publicidade:

terça-feira, 9 de julho de 2013

Degustação: Liefmans Fruitesse - Cerveja ou ''Drink''?

A "Fruitesse" é produzida pela cervejaria  belga Liefmans, localizada na cidade de Oudenaarde. A cervejaria tem seus primeiros registros no ano de 1679 e hoje pertence à Cervejaria Duvel Moortgat

A Liefmans é uma "fruit lambic", ou seja, uma cerveja onde a  fermentação acontece espontaneamente na parte superior do mosto, sem a utilização de fermentos. Na fase de maturação ela passa 18 meses com cerejas, após, são acrescentados framboesa, mirtilo, morango e sabugueiro, tudo isso proporcionando um sabor perfeito aos paladares mais adocicados. 

Características:

Aparência: Creme de médio volume e duração, densidade média/alta, cor rosa. Líquido rubi, translúcido.

Aroma: Doce e intenso: cereja, framboesa e morango. 

Sabor: Doce, mix de frutas vermelhas, leve acidez, alta carbonatação e médio drinkability.

Percepções pessoais:

Cerveja de aparência esplendorosa, com coloração bastante translúcida e creme que faz um degradê com o líquido. O aroma é muito expansivo e intenso, apresenta uma cerveja bastante frutada e doce, lembrando cobertura de sorvete ou frutas em calda, sobressaindo o aroma de cereja. O sabor segue a linha, menos complexo, mas bastante agradável, trazendo boa naturalidade. Além de todo o dulçor das frutas vermelhas, ela tem uma leve acidez. A carbonatação é elevada, dando a sensação frisante e refrescante ao paladar. O corpo é leve e o 'after' é finamente adstringente, principalmente aos primeiros goles. Sua drinkability é boa para o estilo, mas o excesso pode facilmente torná-la enjoativa. 

A Fruitesse é uma representante de seu estilo com uma roupagem mais comercial e fácil de agradar, ela é um golpe certeiro naquelas pessoas que dizem que cerveja é muito amarga e uma opção acessível àquelas que apreciam ou querem conhecer uma Fruit Lambic. 

Curiosidade:

A fabricante apresenta a cerveja como um drink, ou um espumante aperitivo,  indicando receitas como adição de menta e limão, pimenta ou casca de laranja, sempre com bastante gelo no copo. 

Receita: Mint & Lima

Ingredientes

Menta: 12 folhas
Açúcar demerara: ½ colher de chá
Limão: ¼, em cubos

Liefmans Fruitesse: 125 ml
Gelo picado
Morango e folhas de hortelã: para o enfeitar.

1- Esmague as folhas de hortelã e açúcar de cana.
2- Esprema o limão (esquartejado).
Adicione o Liefmans Fruitesse.
3- Adicione gelo picado. 
Finalize com hortelã e morango.

Informações adicionais:

Origem: Bélgica.
Família: Ale.
Tipo: Fruit Lambic.
Graduação Alcoólica: 4.2%
Temperatura ideal: 5º a 7º C.
Site: http://www.liefmans.be
Volume: 250ml
Copo: Flute.
Preço médio: R$12,00.
Custo benefício: Muito bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adicionar novo comentário: