Publicidade:

domingo, 14 de outubro de 2012

Degustação: Aventinus Weizen-Eisbock

Esta cervejaria já foi apresentada várias vezes por aqui, então vamos ao ponto: o que é uma Weizen Eisbock?

Este estilo merece uma apresentação dedicada, trata-se de uma cerveja de trigo de baixa fermentação, sim, uma lager. Dentre várias lendas, há uma história em comum: uma cerveja bock foi submetida às baixas temperaturas de um rigoroso inverno e teve parte do seu líquido congelado, esta parte foi retirada e o que sobrou apresentou um conteúdo muito interessante, com mais álcool e com sabor diferenciado. Surgiu daí o atual processo de fabricação desta cerveja e outras que buscam altos teores alcoólicos, pois retira-se a parte congelada onde se encontra maior quantidade de água e no restante fica uma concentração de álcool e insumos. Repetido várias vezes, este processo pode criar cervejas com percentuais alcoólicos astronômicos.

A Aventinus Eisbock possui 12% acl. e sabor bastante complexo. O exemplar degustado foi comprado em 2011 e  aberto um ano após, com validade em 2015.


Características:

Aparência: Cor castanho escuro, turva. Creme médio, de duração breve e cor beje. 

Aroma: Ameixa, passa, malte, caramelo, tostado, caramelo, frutado, fermento e álcool. Complexo.

Sabor: Doce, leve aquecimento, textura licorosa e alta carbonatação. Ameixa, passa, caramelo, chocolate, tostado, álcool.

Percepções pessoais:

Cerveja com coloração escura e bastante turva. Seu creme teve média formação, mas logo se transformou em uma fina camada que durou até o fim do líquido. O aroma, bastante chamativo trouxe toda  sua complexidade, com realce para as notas de frutas passa, tostado, caramelo, caramelo, frutado, fermento e álcool. O sabor segue a mesma complexidade, trazendo uma surpresa a cada gole. Ao primeiro toque ela não é agressiva, mas sente-se logo o calor e sensação picante, em um contexto doce. A textura é é licorosa e ela possui bastante corpo. Aos poucos notas de chocolate e frutado vão sobressaindo, além de leve acidez. O final é doce, com pequena adstringência e alcoólico. Média drinkability. Nota 8,5.

Informações adicionais:


Fabricante: Weissbierbrauerei G. Schneider & Sohn.
Origem: Alemanha.
Família: Lager.
Tipo: 
Weizen Eisbock
Graduação Alcoólica: 12%.
Temperatura ideal: 08 a 12 °C.
Site: http://www.schneider-weisse.de/
Copo: Weizen.
Preço: R$ 18,90 - 330ml.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adicionar novo comentário: