Publicidade:

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Degustação: Pauwel Kwak

Pauwel Kwak era um cervejeiro que possuía um pub chamado "De Hoorn" na cidade belga de Derdemonde  no final do século XVIII. A cidade tinha grande fluxo de carruagens e carroças, e existia uma lei que proibia que os carroceiros e choferes bebessem com os passageiros, diante do fato, Pauwel teve a ideia de criar um suporte que ficava preso às carruagens ou nos alforges dos cavalos, que encaixava um copo chamado Yard (jarda), devido ao seu cumprimento. Seu formato, com uma esfera no fundo, impede que o líquido derrame e permite ser levado em viagens. Sua fabricante, a cervejaria De Hoorn'inn', também produz as famosas cervejas Tripel Karmeliet e DeuS.

Características: 

Aparêcia: cor de cobre, creme de média formação e duração. Cristalina.

Aroma: maltes, frutado, picante. Doce.

Sabor: malte, frutado, frutas vermelhas, caramelo, doce, leve amargo e sutil aquecimento. Alta carbonatação, médio corpo e final doce.

Percepções pessoais

A degustação desta cerveja em seu próprio copo é como viver um pouco da história, e mais uma prova que cerveja não se ressume à água, malte lúpulo e companhia. O líquido completa com perfeição o copo, formando um creme abundante, mas de média duração. A coloração é fechada devido ao malte tostado, o aroma é perfumado, com predominância do malte, mas já apresenta tos frutados eleve álcool. Na boca, o primeiro contato com a cerveja é macio e levemente licoroso. Ela tem boa harmonia entre maltes, leveduras e lúpulo, formando um conjunto bem maltado, floral(lúpulo) e frutado. O álcool está muito bem inserido e aquece o conjunto. A carbonatação é alta, com bolhas emergentes durante toda a degustação. O corpo é médio (bom) e o final curto e doce. O retrogosto é agradável, com ótimo drinkability. Nota: 8,5.

Curiosidade:
Fonte/Foto:  Virtualtourist 





O copo Yard originalmente mede 01 Jarda, o equivalente a 91,44cm, sendo mais comum nos dias atuais o de 25cm.


Informações Adicionais:

Fabricante:  De Hoorn'inn' .
Origem: Bélgica.
Família: Ale.
Tipo: Belgian Strong Golden Ale
Graduação Alcoólica: 8.4%.
Temperatura ideal: 5 a 7º C.
Copo: Yard Kwak.
Preço: R$ 26,00 - 300ml.
Onde comprar: Empório Santa Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adicionar novo comentário: