Publicidade:

quinta-feira, 10 de março de 2011

Leffe Blonde - Loira bem temperada.


A Leffe é referência para o tipo Belgian Blond Ale ¹8ª, fundada em 1.152, na abadia de Notre-Dame de Leffe na Bélgica, ela é a pura tradição do estilo Begian Strong Ale. Ela foi meu primeiro contato com o estilo,  me assustou um pouco no começo devido ao forte sabor das especiarias, mas que aprendi a gostar aos poucos e hoje ser mais um grande fã. 

Além de ser uma cerveja "ícone", ela tem um excelente custo na maioria dos estados brasileiros pois hoje é distribuida pela InBev, exceto na capital maranhense que a rede wal-Mart (HiperBompreço) insiste em cobrar R$12,00 reais por cada garrafinha, o dobro do preço médio dela no Brasil.

Características:



Aparência: Dourada, boa formação e longa duração de espuma, densa e bem clara.

Aroma:  Frutado, doce, especiarias, cravo.

Sabor:   Frutado, doce, especiarias, cravo, frutas cristalizadas. Corpo leve/médio. Retrogosto médio, seco. Drinkability boa.

Percepções Pessoais:

Linda cerveja belga, tanto no rótulo quanto na cor do líquido. Aroma atraente, em mais evidência o frutado e cravo.  O sabor tem início doce, passa pelo cravo, fixa-se nas especiarias e termina menos doce e mais frutado. O corpo surpreendentemente leve mesmo com tanta variedade de sensações que ela causa. O lúpulo e o álcool são muito suaves e o final levemente seco.  É bem refrescante e fácil de ser tomada. Nota 10.


Informações Adicionais:

Fabricante: Abbaye de Leffe S.A.
Origem: Bélgica
Família: Belgian Strong Ale
Tipo: Belgian Strong Ale
Graduação Alcoólica: 6,6%
Temperatura ideal para degustar: 5 a 7º C
Site: http://www.abbaye-de-leffe.be
Copo: Globet, Trapist, Taça, Snifter.
Preço: R$ 11,90 - 330ml
Comprada: Hyper São Luís Shopping 

Histórico da Abadia:


A abadia de Notre-Dame de Leffe foi fundada em 1.152 às margens do rio Meuse, na província de Namur, região sudoeste da Bélgica. O local, chamado Valônia, é umas das três regiões autônomas do país e a língua oficial é o francês. Como em muitos mosteiros da Europa, a abadia fabricava sua própria cerveja. Utilizando conhecimentos e receitas passadas de geração a geração e ingredientes nativos da região, os canônicos desenvolveram uma receita única de Ale.
Com o passar dos séculos, a abadia passou por tempos difíceis. Foi destruída por enchentes, fogo e por tropas durante guerras e revoluções. Após inúmeras interrupções na fabricação de cervejas, os canônicos retornaram a produção em 1952. Atualmente, são produzidos cinco estilos de cerveja Leffe, e a marca pertence a InBev, que continua pagando royalties para a abadia.
Making Off das fotos:


*Fotos: Talita Liegyne

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adicionar novo comentário: