Publicidade:

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Degustação: Baladin Nora

A cervejaria italiana Baladin (pronuncia-se "baladãn") foi fundada em 1986 e assim como no Brasil, a escola cervejeira Itália é recente, sendo a Baladin umas        das suas principais representantes. Teo Musso, seu mestre cervejeiro, tem forte influência da escola belga, mas sempre tenta acrescentar uma personalidade para cada rótulo criado.  Nora, nome de sua ex-mulher (que problema hein?!), mãe de Isaac e Wayan, seus filhos, que também receberam homenagem em outros dois rótulos. É uma cerveja que tem adição de Kamut, um cereal egípcio, gengibre, e mirra, resina aromática extraída de árvore africana, sendo classificada como Spice/Herb/Vegetal beer, ou seja, cervejas com adições de ingredientes incomuns ou regionais.

Características:


Aparência: creme  alvo, de médio volume e duração. Cor alaranjada, vívida e com presença de sedimentos.

Aroma: frutado, especiarias, pêssego, caramelo, ervas.

Sabor: doce, efervescente, cítrico, licoroso, médio corpo, ácido. 


Percepções pessoais:

Esta cerveja vem com uma tapinha com revestimento reforçado de borracha no interior, evitando ainda mais o contato com o metal e suportando mais pressão do líquido no interior da garrafa. A coloração é alaranjada e por vezes se aproxima do dourado ao centro do copo. Seu creme não é robusto e teve duração média/breve. O aroma é chamativo, bastante frutado, doce, com bastante presença de especiarias, o anunciado gengibre não traz mais que algo próximo à menta, o cereais são notáveis, assim como pêssego e caramelo/mel. Na boca ela se mostra doce e frutada, com carbonatação elevada, sensação frisante,  acidez evidente, textura licorosa e corpo médio. É uma cerveja para ser apreciada, com boa complexidade ela vai variando a intensidade do esteres durante a degustação. A drinkability é média e o final doce. É uma boa cerveja, mas nada tão esplendoroso como as pirâmides egípcias. Nota: 7,5.

Curiosidade:

Kamut é um cereal egípcio cultivado há mais de 4.000 anos, seu nome significa "a alma da terra". Seu teor de proteínas é 40% maior que o trigo e possui também gorduras insaturadas, zinco, magnésio, selênio, que forte propriedades anti cancerígenas, vitaminas B1, B2 e B6.

Informações adicionais:

Origem: Itália.
Tipo: Spice/Herb/Vegetal beer
Graduação Alcoólica: 6,8%
Temperatura ideal: 13º a 15º C
Copo: Taça.
Site: 
http://www.baladin.it
Volume: 750ml
Preço médio: R$55,00
Onde comprar: Empório Santa Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adicionar novo comentário: