Publicidade:

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Diabólica - A Cerveja dos Diabos


A Diabólica foi lançada ao som de "rockabilly", em fevereiro de 2009, na Cervejaria da Vila, tradicional beer bar curitibano. Ela é uma "Infernal (Indian) Pale Ale", feita à moda antiga. Sua fórmula possui sete tipos maltes e a produção conta com o Dry Hopping, que é a adição de lúpulo ao final do processo de fermentação, sendo este refeito na própria garrafa. O resultado é uma aparência fervorosa, sabor complexo e aroma instigante. 

Sua produção sofreu uma pausa e retornou com uma joint venture com a Cervejaria WayBeer, na fabricação. Dia 13/02/2011, foi oficializada sua volta no 2º Beer Day, em sua cidade natal. A distribuição em garrafas está programada para abril deste ano, inclusive em outros estados.   

Pude saboreá-la pela primeira vez em novembro de 2009, na pressão e em várias garrafas que  se extrapolassem o excesso de bagagem eu deixaria alguns pertences em Curitiba para conseguir trazê-las todas a São Luís - MA. 

Características:
Aparência: Âmbar, translúcida. Creme de ótimo volume e média duração, densidade média e de coloração bege.

Aroma:  Lúpulo, Malte, frutas cítricas, floral e tostado.

Sabor: Amargo, defumado de maltes tostados proeminente, amadeirado e leve cítrico. Encorpada, boa carbonatação. Retrogosto forte e muito duradouro, equilibrando-se amargor e dulçor. Drinkability excelente.



Percepções Pessoais:
É uma cerveja inovadora, não só por seu marketing original e 'agressivo', mas por seu conteúdo também mostrar personalidade sem  fujir ao estilo. A cor do líquido é das mais belas, contra a luz quase entra em chamas. O colarinho é generoso e de boa duração. O aroma tem um pronunciamento menor de lúpulo do que a maioria, entretanto acrescenta notas cítricas, amadeiradas e tostado. Logo ao primeiro gole seu vigor é notado, o lúpulo é forte como manda a regra e vem harmonizado pelos interessantes sabores defumados e pelo malte. O álcool é pouco percebido deixando apenas uma deliciosa leve sensação de ardência na língua. O retrogosto é maravilhoso, cada gole pode ser apreciado por vários minutos após seu término e segue com as características amadeiradas, maltadas e defumadas. 


Para situar os amantes das IPA's brasileiras e fazendo uma comparação com outras excelentes representantes nacionais ela tem menos amargor que a Colorado Indica e mais corpo que a Poderosa IPA. Enfim, é um cerveja com sabor muito complexo e de muita força e mesmo assim trazendo um ótimo desejo de mais, agora só posso concluir dizendo: "azar de quem foi para o céu", vai ser gostosa assim no INFERNONota 10!!!


Harmonização:
Toscana com pão de alho, pizza calabresa, carne assada, salmão, pasteis de carne seca, etc.


Projeções da marca para 2011:

"O relançamento foi nesse domingo no 2o Beer Day de Curitiba. Com certeza durante o ano teremos lançamentos de novos estilos, mas ainda não podemos divulgar. 

Por último, posso dizer que o nosso principal objetivo de 2011 é se estabelecer definitivamente no mercado e engarrafar. Assim podemos chegar a outras cidades e estados desse nosso amado Brasil."


Alexandre Willerding p/ o A Arte da Bebida.
                         (Sócio da Cervejaria da Vila e um dos idealizadores da Diabólica.)

Curiosidades:
*A cerveja Diabólica é uma cerveja inspirada nas clássicas ales inglesas. O estilo escolhido, India Pale Ale, tem uma história fantástica. Historicamente foi uma cerveja feita para sobreviver à longa viagem de navio da Inglaterra até a Índia, nos tempos do Império Britânico. Era a bebida dos soldados que, além das batalhas, enfrentavam o calor infernal da região;

*A  Cervejaria WayBeer produz a Umburana Lager;

*Dry Hopping é um procedimento aonde se adiciona lúpulo já na fase de fermentação ou na maturação para incrementar o aroma da cerveja sem aumentar seu amargor;

Dry = seco
Hopping = lupulagem, adicionar lupulo
A grosso modo, a tradução seria algo como “adicionar lupulo a seco”.




Fotos promocionais e cartazes de eventos:




Informações Adicionais:
Família: Ale
Tipo: IPA
Embalagem: Garrafa 600ml 
Graduação Alcoólica: 6,66% ABV
Temp. de serviço: 5 a 7º C
Origem: Brasil.
Copo ideal: Caldereta.
Twitter: @diabolica666
Preço Médio: R$ 16,00 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adicionar novo comentário: