Publicidade:

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Lei da Pureza: Mocinha ou Vilã?

No dia 23 de Abril, celebrou-se na Alemanha o ” Dia da Cerveja Alemã “, no 484° aniversário da célebre lei de pureza da Baviera, a Reinheitsgebot.

O decreto é famoso por ter sido uma das primeiras regulamentações a tratar de alimentos. Até então, o cervejeiro tinha total liberdade na elaboração de seu produto e, a adição de frutas, ervas e especiarias, além do uso de outros cereais que não a cevada, eram práticas bastante populares. Sem leis, também não havia adulterações, permitindo o uso de produtos com qualidade e procedência duvidosas. Isso dificultava o estabelecimento de preços, e tornava casos de envenenamento e intoxicação correntes...

...Por outro lado, a Reinheitsgebot é criticada por muitos por limitar a criatividade do cervejeiro. Países como a Bélgica e os EUA, desfrutam hoje de um mercado muito mais excitante e dinâmico, desenvolvendo a todo instante novos produtos, procedimentos e experiências. No próprio Brasil já encontramos cervejas produzidas com café, rapadura, mandioca e até jabuticaba.


Fonte: http://www.cervejariacolorado.com.br/noticias.php?id=223

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adicionar novo comentário: