Publicidade:

sábado, 29 de janeiro de 2011

Wäls Pilsen - Uma Bohemian Pilsener de verdade.


Deveria haver nas propagandas de cervejas de massa um aviso explícito ao fim do comercial: 


"AO CONSUMIR ESTA CERVEJA SAIBA QUE NÃO ESTÁS TOMANDO UMA PILSEN NEM ALGO SEQUER PARECIDO. ESTA É UMA MALFADADA STANDARD AMERICAN LAGER E A GIGANTESCA QUANTIDADE DE CONSERVANTES, ANTIOXIDANTES E ESTABILIZANTES CONTIDOS NELA ALÉM DE NÃO PROPORCIONAREM SABOR ALGUM PODEM  CAUSAR SÉRIOS DANOS À SUA SAÚDE. "


Enfim, a "boa", a que desce "redondo" e  todas as similares pertencem a um tipo de cerveja que está muito distante do estilo original. Penso que o maior problema não é consumi-las, mas não ter acesso à informação da existência de tantas outras boas cervejas e de tantos tipos diferentes e surpreendentes desse maravilhoso líquido. 


As cervejas Pilsen, Pils ou Pilsener são originalmente de dois tipos:


Bohemian Pilsner - Conhecida como Pilsen Tcheca, seguem a mesma fórmula desde 1842, são originárias da região da boêmia. Têm sabor e aroma pronunciado de malte e lúpulo, espuma branca, densa e cremosa. Ex: Wäls Pilsen, Bamberg Tcheca, Urquell, Budejovicky Budvar. 


German Pilsner - Diferem das irmãs Bohemian devido às adaptações alemãs, possuem menos malte e mais lúpulo, deixando o aroma mais suave e o sabor levemente mais amargo e seco. Ex: Wernesgrüner Pils, Köning Pilsen, Warsteiner Verum.


Admito que toda vez que tenho o privilégio de tomar uma Pilsen de respeito (Bohemian ou German), sinto vontade de afogar um ou dois "Brahmeiros" em um tonel da AMBEV para dar uma "lupulada" na fórmula deles. Tudo bem, tem líquido ainda pior no mercado sendo chamado de pilsen...

Aforismos a parte, vamos a uma das melhores cervejas do estilo que eu já degustei. Sim, ela é tão boa ou melhor quanto as tchecas nativas 1975, Czechvar, Urquell, entre outras.


Características:


Aparência: Dourado escuro.

Espuma: Médio volume e duração, deixando marcas perenes no copo. Coloração branca.

Aroma: Malte, lúpulo, floral e cítrico.

Sabor: Malte, caramelo, lúpulo. Inicio doce,  corpo médio/alto, média carbonatação. Final lupulado, adstringente e drinkability delicada.

Harmonização: Frutos do mar, salame.


Percepções pessoais:

Adoro cervejas com a coloração mais fechada, já fico na expectativa de algo com bastante corpo. Seu aroma, com bastante malte e médio lúpulo floral também traz um pouco de pão(fermento). No sabor ela é um excelente equilíbrio entre o dulçor do malte e o amargor do lúpulo. Na boca tem início mais para o doce e tem fim lupulado e prolongado. O retrogosto é excelente, é como se  a bebida fosse absorvida por completa e ficasse apenas o sumo dos ingredientes na boca, ecoando o delicioso sabor do líquido que se foi. Nota 10!


Curiosidades:

Esta cerveja passa 37dias maturando a 0ºc antes de ser comercializada.

Informações Adicionais:

Família: Lager
Tipo: Bohemian Pilsener
Embalagem: Garrafa 355ml 
Graduação Alcoólica: 5% ABV
Temp. de serviço: 0 a 5º C
Origem: MG, Brasil.
Copo ideal: Pint, Tulipa, Pilsner.
Site: http://www.wals.com.br

Preço Médio: R$ 10,00
Onde comprar em SLZ: anexo Buteko da Lagoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adicionar novo comentário: