Publicidade:

domingo, 11 de dezembro de 2011

Degustação: Cerveja Samichlaus Classic


Samichlaus foi criada na Suíça, em 1980.  A cervejaria Hürlimann, localizada em Zurique, foi responsável por sua produção até 1996, que foi interrompida até 2000, quando a cervejaria austríaca Castle Eggenberg, voltou a fabricar e comercializar este ícone natalino cervejeiro

No dia 6 de dezembro  se comemora o dia de São Nicolau, que é o santo que inspirou a criação da figura do Papai Noel, nesse mesmo dia, tradicionalmente é feita a produção   desta cerveja. Sua fabricação passa por um longo processo de fermentação e maturação que dura 10 meses e é feito em barris de carvalho, só então, ela é engarrafada e posta à venda. 

Samichlaus obteve em 2007 o título de cerveja lager(cerveja de baixa fermentação) mais forte do mundo, com impressionantes 14% de teor alcoólico. 

Ela é uma cerveja Vintage, ou seja, não possui data de validade e seu sabor vai evoluindo com tempo, desde que guardada em condições adequadas. 

Características:

Aparência: Âmbar escuro, creme beje de médio volume, pouco denso e de duração breve.

Aroma: Malte, castanha, uva passa, álcool.

Sabor: Malte inicial, doce predominante, leve torrefação, leve amargor, final semi seco, retrogosto seco e doce. Corpo médio, drinkability delicada.

Percepções pessoais:


Este exemplar, engarrado em 2008, mostrou uma bela cerveja na taça, formou um creme robusto, beje e de célere duração. Sua aparência trouxe um líquido translúcido, de coloração âmbar escuro, com carbonatação perfeitamente preservada e constante emersão de micro bolhas. O buquê  apresenta uma cerveja complexa, com notas amadeiradas, torradas, nozes, uva passa e álcool. O sabor deste "licor de malte" é potente, mas não esquece o equilíbrio. Tem início doce e levemente picante, as variadas notas de castanha, frutas escuras e toffe, não são ofuscadas pelo álcool, que apesar de evidente não é excessivo. O líquido é licoroso e encorpado. O final é maltado e levemente seco. Ela pede pequenos goles,  é forte mas não chega a agredir.

É um cerveja para paladares treinados, acompanhamentos pesados, clima agradável/frio, ou seja, cerveja para ocasiões especiais. Nota 9,0.


Informações adicionais:

Origem: Áustria.
Família: Lager.
Tipo:Malt liquor/Specialty beer ou Doppelbock.
Graduação Alcoólica: 14%
Temperatura ideal: 8º a 12º C
Site: 
http://www.schloss-eggenberg.at/site/en_index.asp
Volume: 330ml

Preço: R$29,00.
Custo benefício: Bom, cerveja para ocasiões especiais.
Onde comprar: Lojas especializadas e importadoras. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adicionar novo comentário: