Publicidade:

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

domingo, 25 de dezembro de 2011

Degustação Natalina: Baladin Nöel.


Fechando o dia com um presente de natal  que é infalível para mim, com nome nada menos próprio ao dia: Nöel! Se ele não foi até você vá até ele pois o conteúdo deste rótulo foi considerado tão especial pela fabricante que transformou a produção sazonal comemorativa ao dia do bom velhinho em permanente. 

Esta "birra" surgiu na pequena  cidade de Piozzo,  na Itália, por volta de 1986, em um pequeno brewpud e em meio a uma forte tradição vinícola, Teo Musso, se desprendeu das raízes e inovou, criando experimentos que chegaram a usar  música como fator alterante na fermentação da cerveja.


Aparência: Líquido marrom, levemente avermelhadoEspuma de médio volume e duração, pouco densa e clara.

Aroma: Expansível. Bastante malte, frutado, chocolate.

Sabor: Doce. Maltes, ameixas, castanha, leve tostado, chocolateCorpo médio, boa carbonatação. Final leve amargor e semi seco.



Percepções Pessoais:



A primeira surpresa ao abrir esta cerveja foi o barulho que a tampinha fez ao se deslocar e liberar a pressão interna, ela vem com uma camada de borracha interna que além de proteger mais o contato do líquido com o metal da tampa, veda de forma precisa o gás e permite que ela seja fechada de forma satisfatória durante o consumo.

Na taça, ela apresentou um líquido escuro de cor que varia do marrom até o rubro, com pequenas partículas em suspensão. O creme se apresentou fugaz e de médio volume. O aroma apresenta certa complexidade, regido pelo malte e temperado com esteres de frutas secas, chocolate, álcool e até uma leve lembrança ao vinho do porto. O sabor é equilibrado e tem o álcool bem inserido. Aqui também tem o doce como chave mestra, ela é suave para o estilo e não apresenta os comuns fenótipos das tradicionais belgas, nada que prejudique pois ela tem personalidade, apresentando mais características frutadas e  leve chocolate. O corpo é médio, a textura é granulada e o final tem algum amargor mas em segundo plano em função dos maltes. Ao desagrado, ela apresentou um leve sabor de acetaldeído, que apesar  de não chegar a ser um incômodo, prejudicou o conjunto.  A drinkability é otimizada  pela suavidade do conjunto. Nota 7,5.



Informações adicionais:

Origem: Itália.
Família: Ale.
Tipo: Belgian Dark Strong Golden Ale.
Graduação Alcoólica: 9%
Temperatura ideal: 13º a 15º C
Copo: Taça.
Site: 
http://www.birreria.com
Volume: 750ml

Preço: R$78,00.
Custo benefício: Desfavorável.
Onde comprar: Lojas especializadas e importadoras. 

Peito de peru assado em molho de cerveja com laranjinhas KinKan.


Ingredientes:

2 peitos de peru desossados (bolinhas)
2 colheres de sopa de alho
Sal
1 colher de sopa de cebola picada
Pimenta
1 folha de louro
1 cerveja pequena 

Como Fazer
Tempere os peitos de peru com o alho, sal, pimenta e a cerveja. Deixe na marinada por 1 noite.
Leve os peitos de peru ao forno em uma assadeira funda. Regue com o molho de cerveja. Cubra a assadeira com papel alumínio (sem deixar encostar nos peitos) e leve ao forno por 40 minutos.
Retire o papel alumínio e deixe no forno por mais 30 minutos ou até dourar.

Decoração:
1 bandeja de mini laranjas KinKan
3 colheres de sopa de açúcar
1 copo de água 
Leve os ingredientes ao fogo até as laranjas estarem macias e a calda bem grossa.
Fatie os peitos deixando um com a metade inteira. Arrume as fatias de peru em um prato, coloque o meio peito inteiro no centro e espete as laranjinhas com palitos. Espete também cerejas e ramos de canela. 

FONTE: http://www.temperandoavida.com.br

domingo, 11 de dezembro de 2011

Degustação: Cerveja Samichlaus Classic


Samichlaus foi criada na Suíça, em 1980.  A cervejaria Hürlimann, localizada em Zurique, foi responsável por sua produção até 1996, que foi interrompida até 2000, quando a cervejaria austríaca Castle Eggenberg, voltou a fabricar e comercializar este ícone natalino cervejeiro

No dia 6 de dezembro  se comemora o dia de São Nicolau, que é o santo que inspirou a criação da figura do Papai Noel, nesse mesmo dia, tradicionalmente é feita a produção   desta cerveja. Sua fabricação passa por um longo processo de fermentação e maturação que dura 10 meses e é feito em barris de carvalho, só então, ela é engarrafada e posta à venda. 

Samichlaus obteve em 2007 o título de cerveja lager(cerveja de baixa fermentação) mais forte do mundo, com impressionantes 14% de teor alcoólico. 

Ela é uma cerveja Vintage, ou seja, não possui data de validade e seu sabor vai evoluindo com tempo, desde que guardada em condições adequadas. 

Características:

Aparência: Âmbar escuro, creme beje de médio volume, pouco denso e de duração breve.

Aroma: Malte, castanha, uva passa, álcool.

Sabor: Malte inicial, doce predominante, leve torrefação, leve amargor, final semi seco, retrogosto seco e doce. Corpo médio, drinkability delicada.

Percepções pessoais:


Este exemplar, engarrado em 2008, mostrou uma bela cerveja na taça, formou um creme robusto, beje e de célere duração. Sua aparência trouxe um líquido translúcido, de coloração âmbar escuro, com carbonatação perfeitamente preservada e constante emersão de micro bolhas. O buquê  apresenta uma cerveja complexa, com notas amadeiradas, torradas, nozes, uva passa e álcool. O sabor deste "licor de malte" é potente, mas não esquece o equilíbrio. Tem início doce e levemente picante, as variadas notas de castanha, frutas escuras e toffe, não são ofuscadas pelo álcool, que apesar de evidente não é excessivo. O líquido é licoroso e encorpado. O final é maltado e levemente seco. Ela pede pequenos goles,  é forte mas não chega a agredir.

É um cerveja para paladares treinados, acompanhamentos pesados, clima agradável/frio, ou seja, cerveja para ocasiões especiais. Nota 9,0.


Informações adicionais:

Origem: Áustria.
Família: Lager.
Tipo:Malt liquor/Specialty beer ou Doppelbock.
Graduação Alcoólica: 14%
Temperatura ideal: 8º a 12º C
Site: 
http://www.schloss-eggenberg.at/site/en_index.asp
Volume: 330ml

Preço: R$29,00.
Custo benefício: Bom, cerveja para ocasiões especiais.
Onde comprar: Lojas especializadas e importadoras.