Publicidade:

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Morre Rupprecht Loeffler, o cervejeiro mais antigo do Brasil.



Morreu neste domingo, por volta das 12h30, o mestre cervejeiro mais antigo do Brasil. Rupprecht Loeffler, 93 anos, estava internado no Hospital Santa Cruz desde segunda-feira, 21.
Seu pai fundou em Canoinhas, em 1908, a  Cervejaria Canoinhense, conhecida hoje como a única no Brasil a preservar as mesmas características desde sempre.
No ano passado, Loeffler virou selo dos Correios e foi homenageado pela Câmara dos Vereadores com o título de cidadão honorário canoinhense.
Ele ficou conhecido também nacionalmente pelo documentário curta-metragem Cerveja Falada, que abordava o cotidiano do mestre cervejeiro.
Cervejaria Canoinhense é provavelmente a cervejaria artesanal mais antiga do Brasil, produz cerveja e chope artesanais com receita que está na família a 5 gerações, seguindo a  Lei da Pureza Alemã. Os tonéis de carvalho foram trazidos da Alemanha há mais de um século.
Fonte: Correio do Norte

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Bamberg Rauchbier


Bamberg Rauchbier - Bacon Beer?!


A Bamberg é uma microcervejaria brasileira localizada em Votorantim. Já esta no mercado a 6 anos, sempre produzindo cervejas de altíssima qualidade. A breja da vez é Rauchbier, uma das mais premiadas do Brasil,    representando nosso país de forma magnífica e ganhando prêmios como o de melhor cerveja do Mundo e das Américas no World Beer Awards 2010.
Seu tipo é caracterizado pela forte presença de maltes defumados, ele surgiu na região da Francônia, norte da Baviera e foi popularizado na cidade de Bamberg na Alemanha.

Rauchbier significa "cerveja de fumaça", tal nome veio da forma de produção onde o malte é seco e defumado em placas de madeira.

Ela é feita com maltes Agrária e Weyermann, lúpulo de Hallertauer, fermento bávaro e um longo processo de maturação.



Características:

Aparência: cor Marrom, densa, boa formação e média duração de espuma.

Aroma:  defumado, bacon,  malte torrado.

Sabor:   malte torrado, defumado, bacon, leve doce,  e café. Retrogosto médio, sobrepondo-se o dulçor sobre o amargor. Drinkability excelente.

Percepções Pessoais:

Cerveja de aroma expansivo, trazendo bacon, malte torrado, muito agradável e suculento. Ao provar se demonstra uma cerveja complexa e harmônica, os tons defumados estão muito bem equilibrados. Seu sabor "pede" um acompanhamento forte como toscana com pão de alho, feijoada, etc. Ela tem como estilo base a Dunkel, diferente da Eisenbahn que apesar de mais suave tem como base o Bock. O retrogosto se demonstra levemente mais doce e traz boa sensação. 


Comparando duas degustações feitas com esta cerveja, a primeira em out/2009 e a última em fev/2011, além do teor alcoólico ter subido de 4,8% para 5,2%, sabores leves de cinza e madeira queimada foram atenuados e os de bacon ficaram bem mais presentes. Senti mais harmonia e um grande aumento de drinkability. 


Com certeza esta é uma das melhores representantes do estilo no mundo. Nota 9,5.

Prêmios conquistados pela Rauchbier:
  • Prêmio Paladar de Produto do ano 2009
  • European Beer Star 2009
  • World’s Best Flavoured Lager 2010
  • Mondial de La Biére 2010
  • Australian Internacional Beer Awards 2010
  • Destaque na seleção Prazeres da Mesa 2010

Informações Adicionais::

Fabricante: Bamberg
Origem: São Paulo - Brasil
Família: Lager
Tipo: Rauchbier
Graduação Alcoólica: 5,2%
Temperatura ideal para degustar: 6 a 10º C
Site: www.cervejariabamberg.com.br
Copo: Shaker, pokal, tulipa.
Preço: R$ 10,50 - 355ml

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Diabólica - A Cerveja dos Diabos


A Diabólica foi lançada ao som de "rockabilly", em fevereiro de 2009, na Cervejaria da Vila, tradicional beer bar curitibano. Ela é uma "Infernal (Indian) Pale Ale", feita à moda antiga. Sua fórmula possui sete tipos maltes e a produção conta com o Dry Hopping, que é a adição de lúpulo ao final do processo de fermentação, sendo este refeito na própria garrafa. O resultado é uma aparência fervorosa, sabor complexo e aroma instigante. 

Sua produção sofreu uma pausa e retornou com uma joint venture com a Cervejaria WayBeer, na fabricação. Dia 13/02/2011, foi oficializada sua volta no 2º Beer Day, em sua cidade natal. A distribuição em garrafas está programada para abril deste ano, inclusive em outros estados.   

Pude saboreá-la pela primeira vez em novembro de 2009, na pressão e em várias garrafas que  se extrapolassem o excesso de bagagem eu deixaria alguns pertences em Curitiba para conseguir trazê-las todas a São Luís - MA. 

Características:
Aparência: Âmbar, translúcida. Creme de ótimo volume e média duração, densidade média e de coloração bege.

Aroma:  Lúpulo, Malte, frutas cítricas, floral e tostado.

Sabor: Amargo, defumado de maltes tostados proeminente, amadeirado e leve cítrico. Encorpada, boa carbonatação. Retrogosto forte e muito duradouro, equilibrando-se amargor e dulçor. Drinkability excelente.



Percepções Pessoais:
É uma cerveja inovadora, não só por seu marketing original e 'agressivo', mas por seu conteúdo também mostrar personalidade sem  fujir ao estilo. A cor do líquido é das mais belas, contra a luz quase entra em chamas. O colarinho é generoso e de boa duração. O aroma tem um pronunciamento menor de lúpulo do que a maioria, entretanto acrescenta notas cítricas, amadeiradas e tostado. Logo ao primeiro gole seu vigor é notado, o lúpulo é forte como manda a regra e vem harmonizado pelos interessantes sabores defumados e pelo malte. O álcool é pouco percebido deixando apenas uma deliciosa leve sensação de ardência na língua. O retrogosto é maravilhoso, cada gole pode ser apreciado por vários minutos após seu término e segue com as características amadeiradas, maltadas e defumadas. 


Para situar os amantes das IPA's brasileiras e fazendo uma comparação com outras excelentes representantes nacionais ela tem menos amargor que a Colorado Indica e mais corpo que a Poderosa IPA. Enfim, é um cerveja com sabor muito complexo e de muita força e mesmo assim trazendo um ótimo desejo de mais, agora só posso concluir dizendo: "azar de quem foi para o céu", vai ser gostosa assim no INFERNONota 10!!!


Harmonização:
Toscana com pão de alho, pizza calabresa, carne assada, salmão, pasteis de carne seca, etc.


Projeções da marca para 2011:

"O relançamento foi nesse domingo no 2o Beer Day de Curitiba. Com certeza durante o ano teremos lançamentos de novos estilos, mas ainda não podemos divulgar. 

Por último, posso dizer que o nosso principal objetivo de 2011 é se estabelecer definitivamente no mercado e engarrafar. Assim podemos chegar a outras cidades e estados desse nosso amado Brasil."


Alexandre Willerding p/ o A Arte da Bebida.
                         (Sócio da Cervejaria da Vila e um dos idealizadores da Diabólica.)

Curiosidades:
*A cerveja Diabólica é uma cerveja inspirada nas clássicas ales inglesas. O estilo escolhido, India Pale Ale, tem uma história fantástica. Historicamente foi uma cerveja feita para sobreviver à longa viagem de navio da Inglaterra até a Índia, nos tempos do Império Britânico. Era a bebida dos soldados que, além das batalhas, enfrentavam o calor infernal da região;

*A  Cervejaria WayBeer produz a Umburana Lager;

*Dry Hopping é um procedimento aonde se adiciona lúpulo já na fase de fermentação ou na maturação para incrementar o aroma da cerveja sem aumentar seu amargor;

Dry = seco
Hopping = lupulagem, adicionar lupulo
A grosso modo, a tradução seria algo como “adicionar lupulo a seco”.




Fotos promocionais e cartazes de eventos:




Informações Adicionais:
Família: Ale
Tipo: IPA
Embalagem: Garrafa 600ml 
Graduação Alcoólica: 6,66% ABV
Temp. de serviço: 5 a 7º C
Origem: Brasil.
Copo ideal: Caldereta.
Twitter: @diabolica666
Preço Médio: R$ 16,00 

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Hoegaarden - Trigo Belga


A Hoegaarden tem sido trazida ao Brasil desde 2007 pela AMBEV. Ela é uma cerveja belga de trigo, do tipo "witbier", o que significa que diferente das tradicionais cervejas alemãs de trigo, ela utiliza trigo não-maltado, adjuntos de semente de coentro ou casca de 'laraha' (Fruta cítrica semelhante à laranja), o que confere à bebida um toque cítrico refrescante no aroma e no sabor. 

Sua fermentação tem duplo processo, dentro e fora da garrafa: 


"A primeira etapa é um processo de alta fermentação. Depois, a cerveja é engarrafada sem pasteurização e permanece em repouso por mais três semanas para que aconteça a re-fermentação dentro da garrafa. A aparência final é de uma cor amarelo ouro e opaco típico das cervejas de trigo belgas."


Características:

Aparência: Amarelada, turva Espuma de ótimo volume e média duração, densa e de coloração branca.

Aroma: Trigo, cítrico (cascas de laraha), lúpulo e Malte. Frutado e especiarias bem suaves.

Sabor: Equilibrado e suave. Levíssimo amargor, cítrico proeminente, condimentos e herbal muito refrescante. Corpo leve, média carbonatação. Final cítrico, duradouro e drinkability excelente.


Percepções pessoais: 


Cerveja de bela aparência e colarinho respeitoso deixando marcas no copo. O aroma se pronuncia bem, mas é um acanhado convite do que virá. O primeiro contato do líquido com a boca é suave e harmônico, querendo apressar o instinto de engolir. Ao manter a cerveja sobre a língua percebe-se o trigo, as levemente "semi" azedas(cítricas) cascas de laraha, o maravilhoso frescor de hortelã e as especiarias em leve tom. A sensação é  de deslumbrante refrescância e sabor de trigo.  adstringência é pouco perceptível e a inserção do álcool é tenra e oportuna. A drinkability é excepcional, uma perfeita equalização de sabor de e refrescância. Nota 10!

Harmonização:

Frutos do mar, bolinho de bacalhau, Wraps de Salmão, saladas verdes, etc.

Curiosidades:


*A cervejaria Hoegaarden na Bélgica , tem o seu inicio na idade média, no ano 1445, criada pelos monges da época. Na idade média não existiam métodos para esfriar os alimentos e bebidas, por esta razão a cerveja era armazenada em jarros e guardadas nas caves das casas para conservarem uma baixa e constante temperatura. 

*A Hoegaarden possui um património verdadeiramente único. A partir de uma insignificante aldeia na idade média tornou-se uma cerveja famosa internacionalmente e é conhecida mundialmente como a witbier original.


*As cascas de laraha dão um aspecto único e um aroma incomparável às outras cervejas, todos os anos são necessários 16 toneladas de cascas de laraha para a produção na Bélgica.


*As cervejas de trigo foram muito populares na Europa no século XVII, mas sumiram do mercado no final da Segunda Guerra Mundial.


A cidade de Hoegaarden, na região de Flandres (Bélgica), famosa por suas cervejas de trigo, teve sua última cervejaria fechada em 1955. Mas em 1966, um leiteiro da cidade, chamado Pierre Celis, resolveu fabricar sua própria cerveja usando uma velha receita guardada na memória. Desse dia em diante, ela tornou-se uma lenda entre as cervejas, sendo procurada como bebida refrescante.





*Os copos de cerveja eram feitos com estes pontos saltados para que não escorregassem das mãos. 




*Estas são as máquinas da época usadas para fazer o processo de engarrafamento, uma a uma é claro.





Informações Adicionais:

Família: Ale
Tipo: Witbier 16ª
Embalagem: Garrafa 355ml 
Graduação Alcoólica: 4,9% ABV
Temp. de serviço: 5 a 7º C
Origem: Brasil.
Copo ideal: Tumbler, Wiezen e Lager.
Site: 
http://www.hoegaarden.com
Preço Médio: R$ 6,00
Onde comprar em SLZ: anexo Buteko da Lagoa.


Fontes: Larousse da Cerveja
              www.maiorqueabarriga.com
              www.hoegaarden.com

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

1ºCenso dos Blogs de Cerveja





Está sendo organizado um censo sobre blogs de cerveja. Caso você tenha um blog que o assunto seja o universo de cervejas ou até mesmo sobre gastronomia onde a cerveja é um dos protagonistas, não deixe de participar. Já somos centenas!

Foto do Dia - Estrella Galicia


Degustação: BambergTcheca


Mais uma Bohemian Pilsener "True" fabricada no Brasil. O estilo pilsen é o mais conhecido no mundo e começou a ser produzida por volta de 1840 na cidade de Pilsen, região da Bohemia na República Tcheca. 


A Tcheca é  resultado da parceria entre a cervejaria Bamberg, o cervejeiro caseiro Leonardo Botto e o cervejólogo Edu Passarelli.

Características:

Aparência: Dourado escuro, translúcida Espuma de ótimo volume e duração, deixando marcas perenes no copo, densa e de coloração branca.

Aroma: Lúpulo  herbal, e Malte.

Sabor: Lúpulo proeminente. Curtíssimo doce inicial seguido de amargor elevado. Corpo médio, muito boa carbonatação. Final lupulado, seco e drinkability delicada.

Harmonização: Frutos do mar, salame.

Percepções pessoais: 

O nome da cerveja sugere o estilo e esse vai ser o referencial pra analisá-la. 
Ela formou um maravilhoso creme, denso e abundante. O aroma é notável, com lúpulo herbal predominante. Uma semana depois de consumida, sua garrafa ainda possui cheiro de lúpulo. 
Mostrou-se potencialmente amarga, um deslumbre para os fãs desse sabor (eu), entretanto "afugentou" um pouco os outros tons. Acredito que ela poderia manter a personalidade 'zangada' e ganhar um mais de  equilíbrio. 
O álcool está muito bem inserido e não é percebido. 
O retrogosto é magnífico: seco, amargo e prolongado. 
Nota 8,0


Informações Adicionais:

Família: Lager
Tipo: Bohemian Pilsener
Embalagem: Garrafa 355ml 
Graduação Alcoólica: 5% ABV
Temp. de serviço: 0 a 5º C
Origem: Brasil.
Copo ideal: Pint, Tulipa, Pilsner.
Site: 
http://blogdatcheca.blogspot.com
Preço Médio: R$ 10,00
Onde comprar em SLZ: anexo Buteko da Lagoa.


quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Foto do Dia - Chopp com Colarinho!

Suelen Cristóffoli
Trilha: In my Darkest Hour - Megadeth

Game: Bêbado! (HomeRun)


Vamos treinar para o fim de semana! Tente equilibrar o bêbado até em casa,
 é só mexer o mouse para esquerda e direita e não deixá-lo cair.


Minha maior pontuação foi 80 metros, qual foi a sua?

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Carlsberg dá ingressos para o Iron Maiden na Indonésia.



Que tal comprar algumas cervejas e ganhar um ingresso para o show do Iron Maiden? Parece um sonho, mas acredite, é realidade na Indonésia!

Em parceria com a cervejaria dinamarquesa Carlsberg, a Original Productions - produtora responsável pelos shows do Iron Maiden  em Jakarta e Bali - está distribuindo ingressos  aos consumidores que comprarem dois pacotes especiais da cerveja. Isso mesmo! O fã compra dois pacotes com algumas cervejas e leva pra casa o ingresso para conferir a "The Final Frontier World Tour"!
Esta não é a primeira vez que as promoções da Original Productions viram notícia. Recentemente a empresa de telefonia Telkom Flexi também distribuia ingressos aos compradores dos telefones HP Flexi Musik. Ao todo eram 7 mil ingressos disponíveis para os clientes da empresa.
Confira mais fotos do pacote promocional no Blog Flight: http://ironmaidenflight666.blogspot.com