Publicidade:

quarta-feira, 31 de março de 2010

terça-feira, 30 de março de 2010

A Arte de Degustar Cachaça





Degustar uma boa cachaça é uma arte que deve ser praticada por puro prazer e com moderação.

Diz a sabedoria popular que, se conselho fosse bom, seria vendido e não dado. Então, em vez de conselho, vamos dar a seguir apenas umas dicas para quem aprecia uma boa cachaça e quer tirar o máximo de proveito na degustação.

Quando se toma uma cachaça, é preciso observar a ‘agressividade’, a acidez, o sabor alcoólico inicial e residual. A doçura também deve ser observada: é positiva se ela for resultante dos compostos doces do próprio produto e do método de armazenamento (quando também recebe açúcares provenientes da madeira na qual a cachaça é armazenada). É negativa quando é resultante da adição de sacarose. Muitas vezes, o açúcar mascara sabores ruins.

- Uma boa cachaça é límpida, transparente e sem resíduos. O degustador também avalia a aparência da bebida e não só o seu sabor. Em seguida, ele a cheira: o aroma deve ser agradável e dar vontade de continuar cheirando – além de despertar a vontade de saboreá-la.
O aroma da cachaça não pode agredir o olfato. Bebidas que exalam cheiro desagradável ou que o odor chega a irritar os olhos podem ser associadas principalmente à falta de higiene em sua fabricação. Cachaças de qualidade apresentam aroma frutado e adocicado. 

- Sua acidez é comprovada nas laterais da língua e o paladar adocicado na ponta da língua. No céu da boca pode-se identificar a presença excessiva de cobre. A cachaça deve ser colocada e mantida na boca por alguns segundos. Não deve apresentar gosto de álcool e, acima de tudo, não deve dar vontade do degustador cuspir, ato muito comum quando se ingere bebidas de má qualidade. Ao ser engolida a cachaça esta deve descer bem, ou “redonda” como dizem os adeptos da bebida, sem “queimar”.

- A boa cachaça deixa no copo uma oleosidade que escorre lentamente. É por isso que o cálice deve ser liso, transparente e de boca larga. A bebida queima agradavelmente na boca, “descendo bem suave”.

- O degustador de cachaça, quando a coloca em contato com a língua por alguns segundos, sabe definir o paladar: adocicado, ácido, amargo ou salgado.

- No processo de degustação de várias cachaças de gradação alcoólica diferentes é importante tomar água mineral gasosa e comer pedaços de pão puro.

- Para degustar uma dose, o ‘cachaçólogo’ demora de 15 a 20 minutos. Um coquetel e uma batida requerem de 20 a 30 minutos.

A boa cachaça


Uma boa cachaça, geralmente, tem aroma suave. Alguns degustadores costumam agitar a garrafa para verificar a quantidade de bolhas que se formam. Quanto maior o número de bolhas, melhor a qualidade da bebida.

- A busca pela qualidade começa no preparo do solo. O processo requer a escolha correta do terreno, um bom preparo do solo e a seleção criteriosa da variedade da cana. O plantio precisa ocorrer na época correta, assim como a colheita. A moagem, extração da sacarose, fermentação e destilação são igualmente importantes.


- A cachaça de qualidade precisa ficar armazenada por, no mínimo, dois anos numa boa madeira. Se ficar acima de oito anos, vira produto nobre e ganha status.

Harmonização com pratos


- É uma tendência degustar cachaça com pratos que com ela ‘combinam’. No entanto, o gosto popular mostra que os melhores acompanhamentos são o torresmo e a pururuca.

- Sabe-se também que a cachaça é um ótimo digestivo, sendo assim, pode ser degustada antes das refeições, como aperitivo, e depois delas, para colaborar na digestão.

- As bebidas podem ser combinadas tanto por contraste quanto por aproximação, mas o que prevalece é o elemento predominante de cada prato, como o tempero ou molho.

- As cachaças, por exemplo, podem ser entendidas por meio da combinação de cores: por serem neutras e realçarem o sabor da comida, as brancas, harmonizam melhor com comidas fortes, como carnes; já as envelhecidas, combinam melhor com pratos suaves como peixes.

Fonte: http://www.alambiquedacachaca.com.br

Mônica Milani


O blog  A Arte da bebida está ganhando mais um autor, na verdade uma autora: Mônica Milani. Sua participação e conhecimento etílico expandirá nosso leque de bebidas para meios ainda não explorados, como o de receitas, resenhas de cachaças e afins. Então, seja bem vinda!

segunda-feira, 29 de março de 2010

Cerveja: Brasil passa a Alemanha em ranking

News Cervejeiras

Os 10,9 bilhões de litros de cerveja produzidos pelo setor em 2009 (um crescimento de 5,2% em comparação com o ano anterior), alçaram o Brasil ao quarto lugar no ranking dos maiores mercados do mundo em volume. O Brasil ultrapassou a Alemanha. Fica ainda atrás da China, EUA e Rússia.

Fonte: Lauro Jardim

quarta-feira, 17 de março de 2010

Cerveja e Arte

Mostra reúne obras inspiradas em cerveja na Espanha:

Uma mostra em Madri reúne obras de artistas sobre cerveja. Na foto, a obra 'Cerveja Cruzcampo seleção especial', de Ana Soler.

 
Fernando Bellver inspirou-se no pintor Pablo Picasso para homenagear a cerveja Amstel.
 

A maioria é da Espanha, mas há estrangeiras também. Na foto, a cerveja Ambar Green, de Alfredo Garcia Revuelto.


A mostra 'Cerveja e Arte' está em cartaz na Galeria Gaudí. Esta é a 'Cerveja Reina' de Juanmi Marquez.






Fonte: http://noticias.br.msn.com

Saint Patrick´s Day





No dia 17 de março se comemora o Saint Patrick´s Day. A data, feriado na Irlanda, que marca a morte de São Patrício, padroeiro do país europeu, também afeta diretamente o calendário dos brasileiros. Por aqui, diversos pubs prometem fazer a festa dos apreciadores do famoso chopp verde irlandês. Durante todo o dia, o verde é o tom predominante, desde a decoração dos bares até a cor das roupas dos irlandes de sangue e de coração que aderem a causa beberrona do Saint Patrick´s Day.

A capital paulista, famosa por sua noite agitada, tem um leque vasto de opções para os bebedores de plantão. No All Black, famoso pub localizado no Jardins, a festa já rola há uma semana. Muita cerveja Guinness e petiscos tradicionais prometem garantir uma bela noite aos frequentadores.

Já no CB Bar, na Barra Funda, tem comemoração em dose dupla. Também no dia 17 de março o bar completa quatro anos de existência. Muita Guinness, música ao vivo e até uma strip tease vão garantir alegria em dobro para a galera.

Ainda na terra da garoa, o Drake´s, em Pinheiros, comemora o Saint Patrick´s Day a base de muito chopp verde e... U2, lógico. A banda irlandesa mais famosa do mundo é repertório essencial em todo pub que se preze e, sabendo disso, o Drake´s reservou a noite inteira para clássicos de Bono Vox, The Edge e cia.

Encher a cara no Saint Patrick´s Day é bom. Agora, se empanturrar de chopp a noite inteira e ainda ganhar desconto no taxi é melhor ainda. O paulistano que ligar para a Central Rádio Taxi e dizer: "Quero meu taxi Guinness para o St. Patrick´s Day" ganha 10km de corrida na hora. Nada de bêbados dirigindo pelas ruas da capital paulista durante a madrugada.

Não é só em São Paulo que a comemoração do Saint Patrick´s Day rola solta. No Rio de Janeiro, o Shenanigan´s Ipanema e o Paddy Fla´s Irish Bar também prometem comemorar a data em grande estílo. Já em Porto Alegre, o Dublin Irish Pub garante a animação da galera com muito chopp e música ao vivo.
Comemorando num pub ou em casa, não esqueça de vestir sua peça de roupa verde mais bonita. Se você é um privilegiado e também possui um trevo de quatro folhas, pronto. Não precisa de mais nada, seu Saint Patrick´s Day movido a muito chopp, verde e sorte está garantido.

 
 
Fonte: http://www.obaoba.com.br

Foto do Dia: T.N.T.


Andrezza Deglinomini

Caracu



Ingerida dia 13/03/2010 às 11:59

A Caracu foi lançada em 1899, cerveja do tipo Stout é uma das marcas mais tradicionais do Brasil e ficou conhecida pelo seu sabor encorpado e forte. Seu nome presta uma homenagem a uma raça de touros de origem européia que tem como características a força e vitalidade.

Analisando hoje, o que temos? Ao deitá-la no copo notamos um líquido preto, bonito, coroado por um creme beje, de pouca duração. No aroma presença de café e malte torrado, porém de maneira suave. Encorpada, com amargor leve e persistente. Forte, saborosa e com personalidade. O final é levemente doce.

No conjunto, é uma cerveja simples, honesta e direta, sem complexidade mas com bom sabor, muito acima das tradicionais pilsens brasileiras.

Enfim, não é ruim e tem a vantagem de ser encontrada em qualquer bar, mercearia ou supermercado, ao contrário de outras Stouts.

Experimente tomar uma Caracu junto com pão assado, pasta de alho e orégano, você não vai se arrepender!

Tim...tim

Dados do fabricante:

Grupo: Anheuser-Inbev
Cervejaria: AMBEV
Tipo: Stout

Origem: Brasil

Graduação alcoólica: 5,4%
Apresentação: Garrafa de 355ml
Preço médio: R$ 2,20
Site Oficial: www.ambev.com.br
Onde comprar: Bares, mercearias, supermercados.



terça-feira, 16 de março de 2010

Foto do Dia: Eisenbahn 5 anos

Backer Brown - Aroma de CHOCOLATE




Esta foi a segunda cerveja que tive  a oportunidade de provar da microcervejaria mineira Backer. Sempre com rótulos muito bonitos e algum atrativo a mais. Neste caso, o chocolate!

Rapidamente derramei-a no copo. Sua cor é marrom-escura, o colarinho é médio e de rápida duração. O aroma de chocolate  é bem forte e faz o mais pessimista dos cervejeiros ficar com água na boca  e com anseio de saboreá-la. Ao primeiro toque ela apresenta inicialmente um leve amargo com um doce seco no final. É um sabor muito interessante, inclusive aos apreciadores de chocolate. Também contém malte torrado. É suave e passa pouco tempo nas papilas. 

A Backer Brown cai muito bem com sobremesas, principalmente para uma harmonização por semelhança com doces de chocolate.

Origem: Brasil - Minas Gerais 
Família: Ale
Tipo: Brown/Escura
Graduação Alcoólica: 4,8% vol
Onde encontrar: cervejarias especializadas.
Preço Médio: R$ 6,00


terça-feira, 9 de março de 2010

Foto do Dia: Crannlaws


Flávia Marina

Dicas de Como Harmonizar Cerveja com Gastronomia



1 – Identifique o elemento mais forte. Procure encontrar no prato o ingrediente de sabor e aroma mais intenso. Ele pode ser a carne, o molho ou o acompanhamento. Combine a cerveja com esse elemento mais forte.
2 – Evite cervejas muito alcoólicas com pratos apimentados. O álcool intensifica a força da pimenta.
3 – Dois sabores iguais presentes no prato e na cerveja, quando combinados, tem a sua percepção reduzida. Cerveja defumada combinando com prato defumado diminui a percepção de defumação em ambos. Prato doce com cerveja doce diminui a percepção adocicada em ambos.
4 - De vez em quando ignore as dicas anteriores e faça novas experiências. Teste o contraste de sabores (Stout com ostras), assim como novas formas de complementação. Você vai se surpreender com o que pode descobrir.
5 - Gosto é subjetivo. Cada pessoa percebe sabores e aromas de uma forma muito particular. Não fique restrito a regras. Se estiver bom pra você, relaxe e aproveite. Mas esteja sempre aberto a sugestões.

SUGESTÕES DE HARMONIZAÇÃO COM EISENBAHN

Kölsch - Saladas, peixes delicados, molhos de base cítrica, lagostas, mariscos, camarões e siri.
Dunkel - Feijoada, carne de porco com molhos com frutas; chucrute,carnes assadas, combinações doces e salgadas, lingüiças , frango assado, peixes encorpados, molhos funghi e comida Chinesa.
Weizenbock - Pato, carne de cervo, carne de vitela, goulash.
Weizenbier - Comidas mexicana, tailandesa, indiana e chinesa; salsicha de carne de vitela branca com mostarda doce; carne de porco assada, frutos do mar ao vapor e lagosta.
Pilsen Orgânica - Valem as mesmas sugestões que acompanham a cerveja Pilsen.
Pilsen - Pratos com peixes delicados, mariscos, crustáceos, sushi, lingüiças e saladas.
Pale Ale - Combina com carne de carneiro, de porco e de gado. Queijo Roquefort, salsichas alemãs e pratos condimentados.
Rauchbier - Pratos com carnes assadas, peixes defumados e carnes defumadas. Produzida especialmente para harmonizar com charutos.
Weihnachts Ale - Combina com carne de carneiro, de porco e de gado. Também com peru grelhado ou assado. É perfeita para a ceia de Natal.
Eisenbahn Strong Golden Ale - Combina com massas com molhos pesto ou de mexilhões, com frutos do mar, comida indiana, tailandesa e ostras.
Lust - Ideal como aperitivo ou acompanhando entradas e sobremesas.



Fonte: http://www.eisenbahn.com.br

segunda-feira, 8 de março de 2010

Foto do Dia: "Your cruel device, your blood like ice"


Gisele Scalette

Dia Internacional da Mulher




O blog A Arte da Bebida traz neste 8 de março de 2010 nosso abraço e homenagem a todas as mulheres. Sem dúvidas esta é uma data especial que, neste ano, se reveste de um simbolismo maior pelo seu centenário. Além de parabenizar queremos, também, dizer que nos reconhecemos nestas lutas, na medida em que acreditamos e trabalhamos por uma sociedade livre de preconceitos e com direitos igualitários.

A cada dia nos orgulhamos mais em tê-las tão presentes em nossas vidas e dedicaremos o brinde de hoje a todas vocês. Parabéns pela luta e pelas conquistas das mulheres brasileiras e de todos os Países!


ÉRIK NEQEAVMA e FELIPE MORGOTH

domingo, 7 de março de 2010

Erdinger Weissbier Dunkel



Bebida no templo da cerveja no dia 26/02/2010.

Neila, minha irmã caçula e excelente Chef de Cuisine, deu a ideia de fazer um Farfale com molho branco e de tomate misturados para oferecer aos nossos amigos Morgoth e Olívia.

Menu decidido, para a harmonização com a ajuda de Morgoth escolhemos essa delícia de cerveja: Erdinger Weissbier Dunkel

A cervejaria Erdinger Weissbräu está localizada na cidade de Erding na Alemanha desde 1886 e produz exclusivamente cervejas de trigo, sendo a maior especialista deste segmento de cervejas especiais.

A Erdinger Dunkel possui odor harmonioso, sua espuma é abundante, mas não muito persistente. A coloração marrom-avermelhada deixa um bonito aspecto dentro do copo. Cerveja leve e boa de beber, bem equilibrada e ligeiramente amarga. Possui um aroma suave de trigo torrado. Adquire seu típico sabor durante o processo de fermentação na própria garrafa.

Recomendo para iniciação em cervejas especiais.

Mais uma degustação show de bola em companhia de bons amigos e claro heavy metal de trilha sonora.

Tim...tim

Dados do fabricante:

Erdinger Weissbier Dunkel
Tipo: Cerveja de Trigo Escura - Weissbier Dunkel
Origem: Alemanha
Graduação alcoólica: 5,6%
Apresentação: Garrafa de 500ml
Preço médio: R$ 13,60
Site Oficial: http://www.schneider-weisse.de/
Onde comprar: Lojas especializadas em cerveja


segunda-feira, 1 de março de 2010

Conar suspende veiculação de campanha com Paris Hilton

Fonte: Folha Online

O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) suspendeu a veiculação de parte da campanha da cerveja Devassa Bem Loura, da Schincariol, com a socialite americana Paris Hilton.

A medida liminar é parcial, logo nem todos os anúncios terão que deixar de ser exibidos, mas entre os que foram vetados estão o filme de 60 segundos, o principal da campanha publicitária, assim como algumas páginas do site da cervejaria.

A decisão é uma resposta às denúncias de consumidores e da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, ligada à Presidência da República, que consideraram a campanha sexista e desrespeitosa.

O Grupo Schincariol divulgou nota dizendo que recebeu na sexta-feira (26) as três notificações emitidas pelo órgão e entende que "o filme estrelado pela modelo Paris Hilton não ofende, em nenhum aspecto, a qualquer norma ou orientação emitida pelo Conar".

Apesar disso, acrescenta a nota, a Schincariol "acata a decisão e já trabalha na defesa do caso". A empresa ressalta ainda que o filme original pode ser visto na internet e o link no site You Tube ultrapassa 400 mil acessos.

Comentários:

  • É isso aí suspender a campanha da Paris e deixar a do biquinão, aliás, vamos mesmo nos preocupar com coisas fúteis já que o Brasil não tem mais nada a se preocupar, afinal, está tudo sob controle: Educação, saúde, segurança está 100%.
    O que deveria ser suspenso é o horário eleitoral gratuito que faz propaganda enganosa com promessas que nunca serão cumpridas. Deveriam ser suspensos o bacanal que é feito aos cofres públicos, suspender da política que recheiam meias e cuecas com nosso dinheiro.
    O Brasil está mesmo muito preocupado com propagandas sexistas, aliás ninguém falou da insinuação da BOA com relação à Juliana Paes, ninguém fala da novela da Globo que está centrada na traição.
    Pode ter certeza que algumas autoridades iriam deixar de ganhar o "seu" por fora caso não suspendesse a propaganda.
  • Tiram a Paris e deixam a Dillma aparecer, ninguém merece!!!!!!!!!!!!